Peças raras dos maiores artesãos portugueses na exposição internacional de presépios

0

FEIRA DE ARTESANATO DECORRE NO FIM DE SEMANA DE 27 A 29 DE NOVEMBRO
Organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a Confraria do Caco, a Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso contempla, este ano, a obra de 12 dos maiores artesãos portugueses. De 27 de novembro a 3 de janeiro, é possível conhecer, no átrio da Câmara Municipal, 70 peças de coleções pessoais, a esmagadora maioria nunca antes expostas. Paralelamente, nos dias 27, 28 e 29 de novembro decorre uma feira de artesanato ao vivo, onde vai ser possível pintar o presépio comprado.
“O artesanato é uma aposta clara do concelho e esta é uma exposição já com grande tradição, e é intenção da Câmara que sejam criadas condições para que possa crescer em dimensão e em qualidade”, explica Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, acrescentando: “Este ano quem nos visitar tem a possibilidade de ver peças únicas, que de outro modo não estariam acessíveis ao grande público”.
A X edição da Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso reúne 70 peças de alguns dos maiores artesãos portugueses. Alberto Miguel, Domingos Mistério, Herculano Elias, José Franco, Luísa Conceição e Rosa Ramalho estão entre o grupo representado a título póstumo. As restantes obras presentes na mostra são da autoria de Delfim Manuel, Fernando Jorge, Fernando Miguel, Irmãs Flores, Júlia Ramalho e Mistério Filhos.
As peças que integram a exposição vêm, na sua maioria, de coleção particulares e serão expostas pela primeira vez ao público. “Esta é por isso uma oportunidade única para ver alguns trabalhos, nomeadamente várias peças da artesã Rosa Ramalho”, realça Delfim Manuel, da Confraria do Caco.
A mostra foi construída tendo por base a qualidade e raridade das peças, sendo composta por representações bíblicas em cerâmica, com diversos tamanhos. A maior, uma peça de grande detalhe do artesão Delfim Manuel, tem cerca 1,20 metros e é constituída por cerca de 300 bonecos, a mais pequena é uma miniatura com 10 centímetros de Rosa Ramalho.
Visitantes podem pintar os presépios que comprarem
A par da exposição que decorre até 3 de janeiro, durante o fim de semana de 27, 29 e 30 de novembro terá lugar uma feira com artesãos a trabalhar ao vivo.
São centenas de peças, dos mais diversos materiais, com preços dos cinco euros aos cinco mil euros. A novidade deste ano é que os visitantes vão poder pintar o próprio presépio que comprarem. Isto porque serão disponibilizadas oficinas de pintura.
Dos artesãos portugueses que vão estar presentes na feira constam nomes como Irmãos Flores, Júlia Ramalho, Júlia Côta, Martinho Sequeiros, Delfim Manuel, entre outros.
A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 18h00, à sexta-feira, das 09h00 às 23h00, ao sábado das 10h00 às 23h00 e domingo das 10h00 às 20h00.A feira está aberta a partir das 15h00 do dia 27, até às 22h00. No sábado, entre as 10h00 e as 23h00 e no domingo, entre as 10h00 e as 20h00.

Share.

Leave A Reply