Durante o ano letivo 2023/2024 a Câmara Municipal de Santo Tirso promoveu, pela primeira vez, um programa de estimulação fonológica junto dos alunos do pré-escolar. No total, 788 alunos de 36 turmas receberam sessões quinzenais ao longo do ano letivo.
Com o objetivo de aumentar a memória fonológica, o acesso ao léxico mental e o desenvolvimento da consciência silábica, foi promovido, junto das turmas do pré-escolar do concelho de Santo Tirso, o programa de estimulação fonológica “Piratinhas do Som”.
“O programa insere-se na estratégia da autarquia de promoção do sucesso escolar desde a primeira idade”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que vem demonstrar “que a brincar é possível desenvolver competências que beneficiam a aprendizagem da leitura e da escrita”.
Para além de sessões quinzenais de 45 minutos, dinamizadas de forma lúdica, por três terapeutas da fala junto de cada turma, foram ainda entregues materiais didáticos nas salas de aula para serem utilizados pelos professores.
Simultaneamente, a Câmara Municipal prestou, ainda, apoio ao nível da terapia da fala, a 23 alunos do 1º ciclo, referenciados pelas escolas, através da realização de sessões semanais de acompanhamento individual, por um terapeuta, em contexto escolar.
Assinalando o culminar do programa de estimulação fonológica do pré-escolar, neste ano letivo, decorreu no auditório da Escola Agrícola, uma sessão demonstrativa das atividades realizadas em contexto de sala de aula ao longo do ano, onde participaram turmas do pré-escolar da EB1/J.I de S. Bento da Batalha e da EB1/J.I de Santo Tirso.
O programa de estimulação fonológica chegou aos 788 alunos das 36 turmas do pré-escolar.