Projeto piloto põe alunos do secundário a frequentar ensino superior

0

A participação nas aulas é opcional e gratuita

São 35 alunos do secundário da área de Ciências e Tecnologias que durante um dia por semana frequentam aulas conjuntas com estudantes universitários do primeiro ano. Esta ideia surge de um estudo científico que a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) está a desenvolver em parceria com a escola Didáxis. “Avaliar a eficácia da frequência de aulas do 12º ano em ambiente de ensino superior” é o propósito da investigação que vai analisar o impacto que a passagem precoce pelo ensino superior terá na avaliação final dos alunos de secundário, e investigar se o meio de estudo em que se completa o 12º ano pode minimizar as dificuldades de adaptação dos estudantes ao ingressarem no ensino superior. A primeira avaliação do estudo será feita em novembro deste ano.

Rui Jesus, professor de Metodologias de Investigação na Cespu e responsável pelo estudo-piloto explica que existem vários estudos que referem as dificuldades de adaptação que os alunos sentem, ao transitarem do ensino secundário para o ensino superior. ”Desde a autonomia/responsabilidade acrescida que lhe é exigida na forma como estuda, até ao novo meio institucional em que passa a ter aulas, e passando pelas novas metodologias de ensino/avaliação a que será exposto, todos estes são fatores que contribuem para essa situação de stress. Portanto, esta investigação-piloto quer perceber se os estudantes pudessem terminar o seu ensino secundário (12º ano) em ambiente de ensino superior, sentiriam menores dificuldades de adaptação ao ingressarem nesse nível de ensino e se influencia o desempenho escolar dos estudantes.”

Almeida Dias, presidente da CESPU, acrescenta que “este é um projeto pioneiro e que a Cespu ambiciona contribuir para uma integração facilitada destes alunos no ensino superior e auxiliar na orientação profissional.”

As aulas decorrerem nas instalações da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) onde, uma vez por semana, os 35 alunos-alvo integram o “Dia Cespu”, que inclui a disciplina de “Funcionamento do Corpo Humano” lecionada por Sofia Carreira, docente da Cespu e Biologia lecionada por professores da Didáxis. Os alunos estão de igual modo sujeitos às regras e normas do ensino superior tanto ao nível das relações interpessoais, como na adaptação aos métodos de ensino e corpo docente. Além disso, estão agendadas atividades extracurriculares como workshops temáticos, rastreios de saúde e visitas às clínicas da cooperativa. A participação nas aulas é opcional, gratuita e não interfere com as classificações do ensino secundário.

 

___

 

Share.

Comments are closed.