No dia de hoje, o Parlamento concretizou uma decisão histórica ao aprovar a desagregação das freguesias de Alvarelhos e Guidões, culminando um processo longo de luta e resiliência por parte da população local, que desde 2013 nunca desistiram de reivindicar aquilo que consideravam uma injustiça. O Partido Socialista da Trofa congratula esta decisão, que representa uma reposição justa da identidade e autonomia da Freguesia de Alvarelhos e de Guidões.
“Desde sempre, o Partido Socialista da Trofa considerou a agregação destas freguesias, e em particular de Guidões, uma injustiça flagrante. Guidões ficou prejudicado, perdendo serviços de proximidade fundamentais à população e o investimento que lhe era devido. A desagregação hoje aprovada é, acima de tudo, uma vitória para os Guidoenses e Alvarelhenses, e um ato de reposição da justiça e dignidade que lhes foram retiradas em 2013”, afirma Amadeu Dias, candidato socialista à Câmara Municipal da Trofa.
Desde 2013, os Guidoenses uniram-se em torno de um movimento cívico, juntando também os partidos políticos, manifestando sucessivamente e de forma clara a sua vontade de reverter a decisão do então governo PSD/CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, que, no âmbito da reforma administrativa, impôs a agregação de freguesias, ignorando as particularidades históricas, culturais e sociais das comunidades afetadas.
“Este é também um dia de reconhecimento pela resiliência e persistência dos Guidoenses, que nunca desistiram de lutar pelo que é justo. Felicito igualmente todos os membros do Partido Socialista que, ao longo dos anos, estiveram ao lado desta causa e trabalharam incansavelmente para que este dia fosse possível”, sublinha Amadeu Dias.
O Partido Socialista da Trofa reitera que a lei que determinou a agregação das freguesias desrespeitou os cidadãos, os autarcas, as forças políticas, as coletividades e, acima de tudo, a história e identidade da Freguesia de Guidões. Desde 2013, a vontade expressa da população tem sido clara: recuperar a sua autonomia e identidade.
Hoje, com esta votação, faz-se justiça e devolve-se aos Guidoenses e Alvarelhenses aquilo que lhes pertence. O Partido Socialista da Trofa compromete-se a continuar a trabalhar em prol das populações e do desenvolvimento das freguesias, com a mesma determinação e dedicação que marcaram este processo. O mesmo compromisso mantemos com os movimentos que representam a vontade da população de repor as injustiças que as desagregações impuseram na identidade e autonomia dos territórios.