PS Trofa exige apuramento de responsabilidades ao presidente da câmara municipal Sérgio Humberto

0

PS Trofa exige apuramento de responsabilidades  ao presidente da câmara municipal Sérgio Humberto

O Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, manifestou, aparentemente, apoio público nas redes sociais a uma declaração de um funcionário municipal que, a pretexto de criticar a realização da cerimónia de celebração do 25 de Abril na Assembleia da República, resolveu sugerir que aquele órgão de soberania, onde se encontrariam as mais altas figuras do Estado, fosse transformado numa câmara de gás.

Trata-se de uma triste e infeliz sugestão que revela, por parte de quem a faz, profunda desumanidade e total falta de cultura sobre o evento histórico a que se refere. É grave provindo de um funcionário municipal, sendo ele funcionário do Estado. O caso adquire ainda maior seriedade ao merecer, aparentemente, o apoio público do Presidente da Câmara Sérgio Humberto e, também, do seu adjunto e presidente da Concelhia do PSD Trofa.

Não está em causa o direito que todos têm de discordar da realização da cerimónia e de o manifestarem publicamente. Foi para isso que se fez o 25 de Abril, para que nos possamos exprimir em Liberdade. Mas, essa Liberdade, é indissociável da Responsabilidade.

Por isso, o PS Trofa lamenta profundamente a insensibilidade e falta de respeito para com as vítimas do nazismo, no ano em que se celebram precisamente 75 anos do encerramento dos campos de concentração e das câmaras de gás, além de atentar contra os órgãos de soberania.

A aparente cumplicidade do Presidente da Câmara Municipal com esta declaração envergonha a Trofa e projeta o Concelho para as notícias dos órgãos de comunicação social de todo o país pelos piores motivos.

Neste momento em que se vive um período único e extremamente exigente para todos, torna-se ainda mais incompreensível esta manifestação de ódio. No País, na Europa e no Mundo assistimos a um espírito de unidade ímpar na história da democracia. Em Portugal, nomeadamente na Assembleia da República, assistimos diariamente a várias manifestações de maturidade democrática, estando os partidos políticos a convergir para um combate a uma só voz.

Na Trofa, o Partido Socialista demonstrou, desde a primeira hora, disponibilidade total para apoiar as decisões e medidas adotadas pelo Executivo Municipal no combate a esta pandemia. Temos consciência do momento e da responsabilidade que o mesmo exige. Apresentámos propostas, procurámos as melhores soluções e estamos diariamente no terreno. Esta pandemia não suspendeu o poder local.

A Constituição Portuguesa estabelece as obrigações dos titulares eleitos do poder local. O Partido Socialista estranha o silêncio embaraçoso do Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, exigindo um esclarecimento e assunção de responsabilidades perante os Trofenses.

Estamos certos de que os Trofenses não se reveem nestes comportamentos por parte do seu representante máximo, envergonhando e desprestigiando o Município. Tal como referido anteriormente, a democracia não está suspensa e os Trofenses podem contar com o Partido Socialista da Trofa sempre com a elevação que o nosso Concelho merece.

O Presidente do PS Trofa,

Amadeu Dias

Share.

Leave A Reply