A Comissão Política do PSD de Santo Tirso, presidida por Andreia Neto, realizou na passada sexta-feira a cerimónia de tomada de posse do Movimento das Mulheres Social Democratas de Santo Tirso.
A cerimónia, realizada num jantar no Restaurante Tirsense perante mais de 200 pessoas, contou com a presença, entre outros, da Vice Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Teresa Leal Coelho e da Coordenadora do Secretariado Feminino Distrital, Trindade do Vale.
Foi empossada como coordenadora do Movimento das Mulheres Social Democratas de Santo Tirso, Mafalda Roriz, fazendo parte do movimento os seguintes elementos: Ana Rita Carneiro Dias, Andreia Alexandra da Silva Correia, Áurea Maria Monteiro da Costa Ribeiro, Carla Adriana Máximo Machado da Cunha, Daniela da Silva Matos, Ercília Ribeiro Ferreira, Helena Patrícia Carneiro Pereira, Inês de Jesus Salgado Rodrigues, Mafalda Sofia Assunção Gonçalves, Margarida Magna Martins Pereira, Maria Aida Machado Fernandes, Maria José Martins Ferreira da Costa, Natércia Isabel Vale Vieira Araújo, Patrícia Isabel de Sousa Araújo, Regina Celeste Machado de Lima e Tânia Sofia Araújo Figueiras Ferreira representando as freguesias do nosso concelho.
No seu discurso, a coordenadora do movimento começou por referir-se ao dia, como sendo especial, agradecendo a simpatia e a disponibilidade de todos em estarem presentes, “num dia tão especial para as mulheres tirsenses”. Referiu sentir-se honrada “pelo voto de confiança da Comissão Política do PSD de Santo Tirso para coordenar e impulsionar este movimento. Dizer que estaremos aqui para vos ajudar no que for preciso, tendo sempre presente que a ética da política não pode ser diferente da ética da vida pessoal”. À sua equipa, da qual fazem parte mulheres que representam as diferentes freguesias do concelho, agradeceu o facto de terem prontamente aceite o desafio e de estarem disponíveis para trabalhar e participar na vida colectiva do concelho, tendo como objectivo criar uma movimento que valorize o conhecimento e experiência das mulheres tirsenses procurando, através da sensibilidade da mulher, humanizar a política.
A Presidente da Comissão Política do PSD de Santo Tirso, Andreia Neto, destacou que “como mulher, mas principalmente como Presidente da Comissão Política de Secção, sinto um especial orgulho em ver connosco tantas das nossas mulheres, num sinal inequívoco de adesão e participação aqueles que são os nossos princípios e valores”. De seguida, enalteceu a importância da criação do movimento na Secção do PSD de Santo Tirso, bem como a necessidade de um maior envolvimento das mulheres na vida política, de que a mesma é exemplo, concluindo que “No dia em que os critérios de escolha dos candidatos ou dirigentes ignorarem o género e se bastarem pelo mérito, pela capacidade e pela disponibilidade para o combate político…nesse dia morrerão as quotas e teremos as Mulheres no lugar que é seu por direito, sem paternalismos nem concessões de má consciência”.
A intervenção final ficou a cargo da Vice Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Teresa Leal Coelho, que congratulou o PSD de Santo Tirso pela criação do movimento, dirigindo uma palavra de incentivo e de esperança às mulheres que o integram. Na sua intervenção, destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pela anfitriã, Andreia Neto, enquanto Presidente da Comissão Política e Deputada à Assembleia da República. Terminou, fazendo uma breve alocução ao trabalho desenvolvido pelo Governo ao longo da actual legislatura lembrando que os sacrifícios que têm sido pedidos aos portugueses resultaram das más opções políticas efectuadas pelo Governo anterior, do qual fez parte o actual dirigente do Partido Socialista, António Costa.