O Norte destaca-se uma vez mais no recente ranking das escolas, revelando resultados notáveis que confirmam a superior qualidade do ensino na Região. Entre as cem melhores médias, há 43 estabelecimentos de ensino do Norte do país e 35 secundárias públicas.
Este desempenho notável reafirma a evolução muito positiva das instituições de ensino do Norte e o compromisso com a formação de qualidade. Entre os 275 concelhos do continente e ilhas, apenas um registou uma média superior a 14 valores: Torre de Moncorvo. Esta conquista é um reflexo do trabalho e da dedicação de alunos, professores e comunidades escolares. A Escola Dr. Ferreira da Silva de Oliveira de Azeméis, que ocupa a 39.ª posição no ranking, destaca-se como a primeira secundária da região, evidenciando o potencial educacional do Norte.
No que diz respeito às escolas privadas, a região também se destaca, com 27 das 58 instituições ordenadas por classificação de exame a serem do Norte. Este dado é um testemunho da diversidade e da qualidade da oferta educativa na região, que abrange tanto o ensino público quanto o privado.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE), António Cunha, expressou o seu orgulho pelos resultados alcançados. “Estes números são um motivo de satisfação para a Região Norte e, em particular, para todos aqueles que fazem parte da comunidade educativa regional. A excelência demonstrada pelas nossas escolas é o resultado do esforço conjunto de alunos, professores e famílias, mas também dos municípios, que trabalham diariamente para garantir uma educação de qualidade”, afirmou.
O presidente acrescentou: “O nosso futuro radica aqui: na melhoria dos níveis educacionais e formativos. A CCDR NORTE continua empenhada em apoiar iniciativas que promovam a educação e a qualificação na nossa Região. Em apenas uma década, o Norte deixou de ser a região com maior taxa de insucesso escolar para ser a Região que, já por 3 anos consecutivos, lidera os rankings nacionais. Para isto muito contribuiu o empenho de todos os profissionais, dos alunos, dos municípios e a de dinamização de projetos inovadores, nas nossas escolas, com o apoio do NORTE 2020 e, agora, do NORTE 2030.”
“É fundamental continuar a investir na educação, assegurando que todos os jovens tenham acesso a oportunidades que lhes permitam prosperar”, referiu ainda António Cunha. FONTE CCDR.