Resposta Mundial ao Coronavírus: Comissão adere ao Mecanismo de Acesso Mundial às Vacinas contra a COVID-19 (COVAX)
A Comissão Europeia está empenhada em garantir que todas as pessoas que necessitem de uma vacina a possam obter, em qualquer parte do mundo e não apenas na Europa. Ninguém estará em segurança enquanto não estivermos todos em segurança. É por esta razão que a Comissão respondeu imediatamente ao pedido de ação lançado pela OMS e angariou cerca de 16 mil milhões de EUR desde 4 de maio de 2020 no âmbito da Resposta Mundial ao Coronavírus, a ação mundial para o acesso universal a testes, tratamentos e vacinas contra o coronavírus e para a recuperação mundial.
É um marco no âmbito da resposta mundial ao coronavírus, a ação mundial para o acesso universal à vacinação, ao tratamento e aos testes de coronavírus a preços acessíveis. A campanha Objetivo Mundial: Unidos para o Futuro foi lançada pela ONG Global Citizen, em 28 de maio, sob o patrocínio da presidente Ursula von der Leyen .
Em 4 de maio, a Comissão propôs igualmente um quadro de cooperação para federar os esforços a nível mundial e acelerar o desenvolvimento de vacinas, terapêuticas e diagnósticos para o coronavírus, bem como reforçar os sistemas de saúde: o acelerador do acesso aos meios de combate à COVID-19 (Acelerador ACT).
Três parcerias, baseadas nas três prioridades da Resposta Mundial ao Coronavírus, constituem os seus elementos centrais. Reúnem indústria, investigação, fundações, reguladores e organizações internacionais com vista a colaborar em todas as etapas necessárias para criar novas ferramentas e soluções, desde a investigação até ao fabrico e à distribuição.
O mecanismo COVAX é o pilar das vacinas do Acelerador ACT, uma colaboração mundial para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo de todos os países do mundo aos testes, aos tratamentos e às vacinas para a COVID-19.
Codirigido pela GAVI, pela Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (CEPI) e pela OMS, o COVAX foi lançado no final de abril de 2020 num evento coorganizado pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, o presidente da França, a presidente da Comissão Europeia e a Fundação Bill e Melinda Gates. Desde então, a UE tem colaborado ativamente com a GAVI, a CEPI e outros países participantes no desenvolvimento da governação e de instrumentos financeiros para o COVAX. Falta ainda definir as condições definitivas da participação da UE na sequência da manifestação de interesse de hoje.
O mecanismo COVAX tem em vista a aquisição de 2 mil milhões de doses até ao final de 2021, negociando com uma carteira diversificada de fornecedores de vacinas abrangendo diferentes tecnologias científicas, prazos de entrega e preços. O mecanismo COVAX é um mecanismo de seguro que permitirá reduzir os riscos para os fabricantes, preocupados com o investimento sem garantia de procura e, para os países, preocupados em não conseguir garantir o acesso a uma vacina viável.