Depois das recentes obras, do grupo USF «Unidade de Saúde de S. Tomé de Negrelos» que, está ligado à ASE Santo Tirso/Trofa, para falar com a sua coordenadora Dr.ª Gloria Castilho. Quantos médicos têm na unidade?
Temos 6 médicos, 6 enfermeiros e 5 administrativos, este é o grupo que compõe a unidade de saúde de S. Tomé. A USF tem o objetivo que é, não deixar nenhum atente sem médico, aos quais damos uma grande atenção, onde cada um, deixa de ser mais um número, mas sim, terá uma assistência preventiva e personalizada.
Quando fazemos os domicílios, sempre que se justificar o mesmo é realizado por um enfermeiro e um médico. No caso dos diabéticos e por exemplo nos hipertensos, no caso de planeamento familiar e na saúde infantil, intervêm quer os médicos quer os enfermeiros.
Temos também um excelente corpo administrativo de boa qualidade, apesar de nem tudo ser um mar de rosas. Temos também reuniões semanais, onde, limamos pequenas arestas.
Temos todo o apoio das estruturas existentes à nossa volta, que não existia antes. Eu vim para cá em 2011 e assumi a coordenação em abril de 2012, altura em que se deu uma alteração significativa em toda a estrutura, antes era preciso quase mendigar.
Fizemos recentemente obras que, melhoraram significativamente os serviços, uma vez que passamos a ter uma secretaria única, tornando-a mais funcional.
Presentemente a USF tem 10.470 utentes, no entanto, o próprio sistema a nível central, a presenta como desistentes os utentes que, à mais de 2 anos não veem ao médico.
Também temos a situação dos emigrantes que, provocam esta oscilação nos números, apesar de um emigrante poder usufruir da assistência de saúde, para tal terão de requisitar um cartão E 112.
Em termos de acessos ao centro de saúde, era caótico, estava o exterior rodeado de mato. Como é sabido, não temos grandes verbas para contratar um jardineiro. Quando assumi a coordenação em abril 2012, reivindicamos junto do presidente junta de freguesia de S. Tomé de Negrelos, no sentido de providenciar a limpeza do espaço. Fato que o então presidente junta, sempre ignorou.
Perante as dificuldades, contactamos o presidente da junta de freguesia Vila das Aves (Carlos Valente), que de imediato se disponibilizou a, pontualmente mandar os cantoneiros limpar o referido espaço. Deve salientar-se que (Carlos Valente), não tinha qualquer obrigação para isso. Entretanto o presidente de Vila das Aves não pode candidatar-se, complicando um pouco a nossa situação a nível de limpeza.
Até parece que o anterior presidente de junta de S.Tomé, nunca se congratulou com a existência de uma USF.
Após a eleição do novo presidente, Roberto Figueiredo, logo o presidente de S. Tomé de Negrelos se disponibilizou para vir cá, eu apresentei-lhe o que era a USF. Também fiz referência à falta de estacionamento, devido as pessoas estacionarem em locais indevidos, logo Roberto Figueiredo, colocou três vaseiras na frente do centro de saude, solucionando de imediato o problema do estacionamento.
Presentemente a USF de S. Tomé, ficou muito enriquecido com o novo presidente da junta de freguesia de S. Tomé de Negrelos.
Depois de a chuva passar e logo que foi possível, o presidente Roberto Figueiredo apresentou uma equipa na USF , limpando todo o exterior, dando outra beleza aos espaços envolventes da USF de S. Tomé.
Estas foram as palavras da Coordenadora Dr.ª Gloria Castilho.