Roberto Figueiredo, dá nova cara à «Unidade de Saúde de S. Tomé de Negrelos»

0

Depois das recentes obras, do grupo USF «Unidade de Saúde de S. Tomé de Negrelos» que, está ligado à ASE Santo Tirso/Trofa, para falar com a sua coordenadora Dr.ª Gloria Castilho. Quantos médicos têm na unidade?

Temos 6 médicos, 6 enfermeiros e 5 administrativos, este é o grupo que compõe a unidade de saúde de S. Tomé. A USF tem o objetivo que é, não deixar nenhum atente sem médico, aos quais damos uma grande atenção, onde cada um, deixa de ser mais um número, mas sim, terá uma assistência preventiva e personalizada.

Quando fazemos os domicílios, sempre que se justificar o mesmo é realizado por um enfermeiro e um médico. No caso dos diabéticos e por exemplo nos hipertensos, no caso de planeamento familiar e na saúde infantil, intervêm quer os médicos quer os enfermeiros.

diretora

1

CENTROentradaTemos também um excelente corpo administrativo de boa qualidade, apesar de nem tudo ser um mar de rosas. Temos também reuniões semanais, onde, limamos pequenas arestas.

Temos todo o apoio das estruturas existentes à nossa volta, que não existia antes. Eu vim para cá em 2011 e assumi a coordenação em abril de 2012, altura em que se deu uma alteração significativa em toda a estrutura, antes era preciso quase mendigar.

Fizemos recentemente obras que, melhoraram significativamente os serviços, uma vez que passamos a ter uma secretaria única, tornando-a mais funcional.

Presentemente a USF tem 10.470 utentes, no entanto, o próprio sistema a nível central, a presenta como desistentes os utentes que, à mais de 2 anos não veem ao médico.

Também temos a situação dos emigrantes que, provocam esta oscilação nos números, apesar de um emigrante poder usufruir da assistência de saúde, para tal terão de requisitar um cartão E 112.

Em termos de acessos ao centro de saúde, era caótico, estava o exterior rodeado de mato. Como é sabido, não temos grandes verbas para contratar um jardineiro. Quando assumi a coordenação em abril 2012, reivindicamos junto do presidente junta de freguesia de S. Tomé de Negrelos, no sentido de providenciar a limpeza do espaço. Fato que o então presidente junta, sempre ignorou.

2

Perante as dificuldades, contactamos o presidente da junta de freguesia Vila das Aves (Carlos Valente), que de imediato se disponibilizou a, pontualmente mandar os cantoneiros limpar o referido espaço. Deve salientar-se que (Carlos Valente), não tinha qualquer obrigação para isso. Entretanto o presidente de Vila das Aves não pode candidatar-se, complicando um pouco a nossa situação a nível de limpeza.

Até parece que o anterior presidente de junta de S.Tomé, nunca se congratulou com a existência de uma USF.

Após a eleição do novo presidente, Roberto Figueiredo, logo o presidente de S. Tomé de Negrelos se disponibilizou para vir cá, eu apresentei-lhe o que era a USF. Também fiz referência à falta de estacionamento, devido as pessoas estacionarem em locais indevidos, logo Roberto Figueiredo, colocou três vaseiras na frente do centro de saude, solucionando de imediato o problema do estacionamento.

Presentemente a USF de S. Tomé, ficou muito enriquecido com o novo presidente da junta de freguesia de S. Tomé de Negrelos.

Depois de a chuva passar e logo que foi possível, o presidente Roberto Figueiredo apresentou uma equipa na USF ,  limpando todo o exterior, dando outra beleza aos espaços envolventes da USF de S. Tomé.

Estas foram as palavras da Coordenadora Dr.ª Gloria Castilho.

3

Share.

Comments are closed.