O espaço de arte contemporânea ARTES da Fundação Manuel António da Mota, no Porto, vai receber a primeira exposição do artista brasileiro Rodrigo Matheus em Portugal. A inédita mostra “Colisão de Sonhos Reais em Universos Paralelos” será inaugurada no dia 22 de Fevereiro, pelas 21h30, e estará patente até 11 de Abril.
“Colisão de Sonhos Reais em Universos Paralelos” evidencia a paixão do irreverente artista plástico pela utilização de objetos que podem ser encontrados em espaços burocráticos e corporativos para criar novos significados e funções e explorar a natureza da representação na Arte, assim como a sua relação com o design industrial.
A exposição parte da arquitetura da Galeria ARTES para realçar a relação entre o espaço interno e externo, conforme proposto pela arquitetura moderna, mas aqui enquanto construção permeável.
Elementos do complexo arquitetónico onde as obras estão inseridas serão parcialmente replicados, refletindo os objetos e módulos em redor à medida que reaparecem em novas circunstâncias e variações.
A mostra lida também com o espaço de transição, através da teoria dos universos paralelos, onde os padrões se repetem infinitamente ao longo do tempo e do espaço.
Nascido em 1974, em São Paulo, Rodrigo Matheus vive e trabalha em Londres. Matheus ficou mundialmente conhecido pelo facto de criar empresas fictícias que assinam os seus projetos-obra, numa apropriação e transposição das práticas do universo corporativo para o plano artístico.