O Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) apresenta a nova exposição “13 Janelas, 13 Portas, 13 Cadeiras”, da artista portuguesa Sandra Baía. A exposição, que apresenta cerca de uma dezena de obras, inaugura esta sexta-feira, 16 de maio.
Partindo da reativação de uma obra iniciada em 2021, Sandra Baía convida o público a percorrer uma narrativa feita de matéria, textura e forma. Com uma abordagem simultaneamente industrial e sensível, a artista visual afirma uma identidade plástica profundamente ligada às silhuetas e texturas de um princípio de corpo, de movimento e de ação sobre a matéria.
As obras em exposição revelam uma produção robusta e visceral, que transita entre a representação e a abstração, e explora a escultura enquanto linguagem expandida e espaço de encontro. A exposição ocupa o MIEC numa relação plena com o lugar e convida o visitante a descobrir múltiplos pontos de vista que explora o processo criativo da artista.
Sandra Baía nasceu em Lisboa em 1968, onde vive e trabalha. Estudou Artes Visuais na Sociedade Nacional de Belas Artes e expõe regularmente desde o início dos anos 2000. Entre as suas exposições mais recentes, destacam-se “Cobrir para vestir de novo” e “Sempre e Nunca Mais” no MACE (Elvas), “Osso Ilíaco” (Art For the City, Bruxelas), “Do Lado Mais Visível das Imagens” (Centro de Arte Contemporânea de Coimbra), “Cicatriz” (Zet Gallery, Braga), “Connecting” (Casal Solleric, Palma de Maiorca), “Wild Urbanity” (Galeria Filomena Soares, Lisboa), “Finger Print” (Fundação Manolo Paz, Pontevedra), “Formas Encontradas” (Museu de Arte Contemporânea da Madeira), “Diálogos com Amadeo” (Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso), entre outras.
A sua obra está representada em importantes coleções nacionais e internacionais, incluindo a Coleção Museu Berardo, Cinemateca Portuguesa, Museu Helga de Alvear, Fundação Dardo, Coleção António Cachola, Coleção Julião Sarmento, Museu de Arte Contemporânea da Madeira (MUDAS), Fundação François Schneider e Travessa da Ermida. Em 2018, foi distinguida com o prémio da Fundação François Schneider, em Wattwiller, e com o prémio da 7.ª edição dos Talentos Contemporâneos.
A exposição “13 Janelas, 13 Portas, 13 Cadeiras” poderá ser visitada no Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso entre 16 de maio e 14 de setembro de 2025. A entrada é gratuita, e a exibição poderá ser visitada de terça a sexta entre as 09h00 e as 17h30, ou ao sábado entre as 14h00 e as 19h00. O Museu encerra às segundas e feriados.