PRESIDENTE DA CÂMARA, ALBERTO COSTA, DESTACOU
AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A Câmara Municipal promoveu ontem uma sessão de boas-vindas às delegações das cidades geminadas com Santo Tirso, num encontro que serviu para reforçar, mais uma vez, os laços de amizade por ocasião das Festas de São Bento.
Na sessão, o presidente da autarquia, Alberto Costa, deu as boas-vindas às delegações das cidades de Gross-Umstadt (Alemanha), Celanova (Espanha), Cantagalo (S. Tomé e Príncipe), Santa Catarina (Cabo Verde), Clichy, Macôn e Saint-Péray (França). Estiveram, também, presentes representações Asso (Itália) e Southwark (Inglaterra), na qualidade de cidades amigas de Santo Tirso.
Alberto Costa começou por sublinhar o facto de São Bento ser, também, padroeiro da Europa e de as celebrações deste ano coincidirem com os 50 anos do 25 de Abril. “Esta revolução abriu portas para que pudéssemos estabelecer relações internacionais baseadas no respeito mútuo e na cooperação, exatamente como as que temos fomentado”, disse.
“É através destes laços que conseguimos impulsionar as nossas cidades no panorama internacional, tanto a nível turístico como empresarial”, destacou Alberto Costa. Acrescentou, ainda, que “a nossa cooperação pode ser um modelo para uma Europa mais coesa, onde cada cidade, independentemente do seu tamanho, pode contribuir para um futuro mais próspero e sustentável”.
Na sessão, as câmaras de Gross-Umstad e Saint-Péray aproveitaram o momento para, como é tradição, oferecerem doações, no valor de 250 euros cada, a duas instituições do concelho. Este ano, as contempladas foram a Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso e o Lar Familiar Tranquilidade, respetivamente.