Santo Tirso volta a acolher, entre 29 de novembro e 7 de janeiro, a Exposição Internacional de Presépios, uma iniciativa promovida pela Confraria do Caco e pela Câmara Municipal de Santo Tirso, este ano em parceria com a Federação Catalã de Presépios, que celebra o seu 40.º aniversário.
A inauguração da exposição está marcada para sábado, dia 29 de novembro, e vai contar com a atuação da Tuna Musical de Rebordões. Integrada no programa oficial das comemorações da Federação, a mostra apresenta cerca de 50 presépios, destacando a tradição catalã e a excelência artística que lhe é reconhecida internacionalmente.
Fundada em 1985 por 14 entidades, a Federação Catalã de Presépios agrega atualmente 69 associações federadas distribuídas pela Catalunha e Ilhas Baleares, envolvendo mais de 15 mil membros. Ao longo das últimas décadas, as suas mais de 120 exposições anuais têm mobilizado para lá de 1,5 milhão de visitantes, reforçando o papel do presépio como expressão fundamental da cultura popular catalã.
A Catalunha detém ainda um marco histórico relevante. Foi criada em 1863 a Associação de Presépios de Barcelona, considerada a primeira organização de presépios do mundo, dando origem a mais de 160 anos de tradição associativa.
A presença desta exposição em Santo Tirso integra a agenda oficial do 40.º aniversário da Federação, que conta também com a XX Bienal do Presépio em Lleida, a Exposição Milénio de Montserrat e a Presépios e Património de Barcelona, entre outras.
A exposição estará patente nos Paços do Concelho, de domingo a quinta-feira das 10h00 às 20h00, e sextas e sábados das 10h00 às 23h00. Nos dias 24 e 31 dezembro, o horário será das 10h00 às 12h00, sendo que a exposição estará encerrada nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. A entrada é livre. FOTO CMTS















