Decorreu, esta terça-feira, a entrega de Prémios de Sustentabilidade numa sessão que marca o encerramento do projeto europeu Shared Green Deal. O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a empresa Baker & Baker, a Quinta de Gomariz, a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento e a CAID- Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.
De forma a contribuir para a implementação local do Pacto Ecológico Europeu, o Shared Green Deal promove a transição energética, trabalhando seis temas prioritários: energia limpa, economia circular, renovações eficientes, mobilidade sustentável, alimentação sustentável e preservação da biodiversidade.
O Município Santo Tirso foi uma das 24 entidades selecionadas, entre 349 candidaturas em toda a Europa, tendo-lhe sido atrabuída a temática da circularidade juntamente com três parceiros: Cyprus Organization for Standardization (Chipre), Val-de-Marne en Transition (França) e Technology Park Ljubljana (Eslovénia).
Assim, através da dinamização realizada pelo Invest Santo Tirso, foi criada uma rede de stakeholders locais, executado o mapeamento de boas práticas, e desenvolvido um ciclo de workshops onde participaram representantes do setor privado de áreas variadas: agroalimentar, polímeros, têxtil e ambiente; mas também de instituições como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Smart Waste Portugal, a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso, a CAID- Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.
Desde abril de 2023, quatro propostas de valor foram acompanhadas de perto, culminando com a eleição de uma vencedora.
O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a Baker & Baker, empresa multinacional líder no fabrico de padaria e pastelaria, a CAID, a Quinta Gomariz, produtora de vinho verde, e a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento.
A proposta vencedora pretende valorizar as lamas resultantes do processo industrial da Baker & Baker utilizando-as como fertilizante no processo agrícola da Quinta de Gomariz, contando com o auxílio da Escola Agrícola para testar a viabilidade de todo o processo, e a inclusão dos utentes da CAID na realização de algumas atividades.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, o projeto vencedor vem demonstrar “o enorme potencial de colaboração circular entre as organizações do concelho e reforçar a capacidade da comunidade empresarial local para liderar projetos baseados em pilares de inovação e sustentabilidade”.
Cada um dos vencedores recebeu uma formação em economia circular da Circular Economy Alliance, uma organização líder nesta área.