Sobre o resultado das eleições autárquicas de 2025, no distrito do Porto

0

A DORP do PCP saúda os militantes do PCP e da JCP, os activistas do PEV e os muitos homens e mulheres sem filiação partidária que se empenharam na construção de uma grande campanha eleitoral no distrito, onde estiveram envolvidos mais de 3000 candidatos, em candidaturas a todos os órgãos municipais e a mais de 200 freguesias destes 18 concelhos.

Confirmando a CDU como um grande espaço unitário e popular de participação para a construção de soluções para as populações e o desenvolvimento das localidades, realizamos uma campanha eleitoral assente no esclarecimento a partir do esforço militante de muitos candidatos e activistas.

Não ignorando dificuldades e insuficiências próprias, enfrentamos os adversários políticos e muitas outras adversidades, com diferença brutal de meios, mas também um quadro político adverso que não só condicionou como, em geral, se sobrepôs às características e natureza local de eleições autárquicas. Quadro político onde a persistente campanha anticomunista baseada ora na deturpação ora no silenciamento, a difusão de preconceito e a disseminação de concepções reaccionárias – que tiveram viva expressão nos últimos quatro anos e em três eleições legislativas – e que pesaram negativamente na influência do Partido e limitaram a livre decisão de voto na CDU que em geral, e mais amplamente, se expressa nestas eleições.

Sobre os resultados apurados na região, a redução da expressão eleitoral da CDU e do número de eleitos, particularmente a não manutenção dos lugares de vereação é elemento negativo, apesar de continuarmos a ter representação nas Assembleias Municipais dos seis concelhos do Grande Porto (Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia), além de 26 eleitos em freguesias de diferentes concelhos, incluindo em concelhos do interior do distrito como Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes ou Penafiel, ou a eleição em freguesias onde não tínhamos representação no concelho de Vila do Conde (Macieira da Maia, Vila Chã e Vilar e Mosteiró), tendo 35236 eleitores confiado o seu voto à CDU no distrito do Porto.

É com estes mandatos, com esta força institucional e com muita militância, coragem e determinação que o povo do distrito do Porto pode contar com o PCP e a CDU para a intervenção por soluções para uma vida melhor nas nossas terras.

Cá estamos para honrar todos e cada um dos nossos compromissos, com a entrega e a disponibilidade que nos caracteriza, para lutar pela região e por um País que não encontra respostas na proposta de Orçamento do Estado do governo PSD/CDS, que é feito à medida dos interesses dos grupos económicos.

Cá estamos na luta por outro rumo para o país, para rejeitar o pacote laboral e as injustiças, para contribuir para o êxito da Marcha Nacional convocada pela CGTP-IN para 8 de Novembro, em Lisboa.

Cá estamos confiantes que, mesmo num quadro de persistente ofensiva, reforçando o trabalho da CDU e dos seus eleitos, a intervenção em torno dos problemas das populações e a luta, será possível resistir e até avançar.

A DORP apela ainda à participação no comício do PCP, no próximo sábado, dia 18 de Outubro, pelas 15h30, com a participação de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, na escola Augusto Pires de Lima, no Porto.

Share.

Comments are closed.