Iniciativa pretende alertar e prevenir a toxicodependência
A “Tour Agarra a Vida” volta às escolas do município nos próximos dias 6, 7 e 10 de outubro. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso e dinamizada pela Academia de Patins, a iniciativa pretende sensibilizar e prevenir a toxicodependência, convidando os alunos a atividades radicais, passatempos e debates temáticos.
“É possível correr riscos, sentir adrenalina pura, de forma saudável”. Esta é a chave motivadora da iniciativa “Tour Agarra a Vida”, dinamizada pela Academia de Patins, que regressa às escolas do concelho. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a tour passará pela Escola Básica S. Tomé de Negrelos no dia 6 de outubro, pelo Instituto Nun’Álvres no dia 7 e pela Escola Básica e Secundária D. Dinis, no dia 10.
O programa prevê intervenções nas escolas entre as 10h00 e as 13h00, que começam com a demonstração de desportos radicais pelos melhores atletas nacionais e terminam com uma palestra e debates sobre o tema “Prevenção primária da toxicodependência e estilos de vida positivos”, liderada por um técnico de formação e experiência profissional a área das toxicodependências.
A iniciativa integra ainda a divulgação de informação acerca dos diversos estupefacientes, um passatempo de frases/slogans relacionados com a temática da prevenção e estilos de vida positivos e um momento da prática livre de desportos radicais urbanos.
Figurando ser um projeto de responsabilidade social no âmbito da prevenção e sensibilização dos riscos associados às toxicodependências, o “Tour Agarra a Vida” utiliza os desportos radicais como o skate, BMX e patins em linha para prevenir, sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de drogas e de divulgar informação acerca dos diversos estupefacientes, utilizando como instrumento preventivo a prática saudável de desporto.
Em 2016, a iniciativa tem como embaixadores a banda “Skills & The Bunny Crew”, que também estará presente nas diferentes escolas.