A cultura do nosso povo serve de pretexto para a efetivação de uma festa, que marcará o encerramento do ano letivo, com a exibição de grupos representativos de diversas zonas do país, que se realizará no nosso Colégio, no dia 21 de junho. Nas palavras do Diretor Pedagógico, o arquiteto Pedro Reis, este Colégio, para além da vertente cognitiva, empenha-se igualmente na complementaridade da educação dos seus alunos através de atividades que promovem o desenvolvimento nos domínios afetivo, cultural e social.
Este evento, subordinado ao tema “Amar Portugal”, terá início, pelas 17 horas, com um desfile pelas ruas circundantes ao Colégio, em que os alunos trajarão uma indumentária alusiva à cultura portuguesa e onde constarão diversos quadros alegóricos, tais como um grupo de marchas populares, “zés-pereiras” (“Grupo de Bombos, Cabeçudos e Gigantones”), um grupo de gaita de foles, uma fanfarra constituída por pais, pauliteiros, madeirenses, entre outros. Posteriormente, e para finalizar, todos entrarão festivamente no Colégio, onde terá lugar uma feira emblemática da tradição lusa.
Assim, e após a entoação do canto “A Portuguesa”, seguir-se-á a abertura da dita feira, sendo que nesta achar-se-ão cerca de 30 tendinhas, algumas com artesãos oriundos de diversos pontos do país, outras a cargo dos nossos alunos, também eles “negociantes” de iguarias e fantasias. Não poderíamos esquecer os mais pequeninos, podendo eles, por isso, usufruir de um espaço dedicado ao lazer repleto de jogos e insufláveis.
Ao longo da tarde, poderão assistir às atuações dos nossos alunos, por faixas etárias, cada uma representativa de uma tradição da nação. Além disso, também aqui marcarão presença as tunas feminina e masculina do Hospital de Santa Maria, o grupo de fados de Coimbra e o Rancho Folclórico da Flor do Monte, Santiago da Carreira.
Mas ainda há mais… Se falamos em algo típico da nossa pátria, não podemos esquecer a vertente gastronómica. Citando o organizador deste evento, o Professor Duarte Almeida, a gastronomia é um elemento indissociável da nossa cultura desde tempos remotos e a nossa gente sempre encarou com prazer os instantes em que o Corpo se alimenta, tanto mais que estes, mais do que qualquer outra coisa, se revelam instantes de partilha e confraternização. Deste modo, poderão contar também com uma zona de “comes e bebes”, lugar propício para desfrutar de um jantar com a sua família e amigos.
Está assim desvendado o programa da nossa festa que “ama Portugal”, estando certos que agradará a miúdos e graúdos, dada a originalidade e versatilidade de tudo quanto vai ser exibido. Trata-se de algo realmente diferente e, curiosamente, a partir de uma ideia “lançada no ar”, edificou-se um cenário ímpar! Como referiu o Diretor Pedagógico, imbuídos pelo nosso espírito de partilha, apregoamos os valores do nosso Colégio de forma inédita e original, não esquecendo que, para algo alcançar, urge continuar a sonhar.
Então? Já entusiasmados? Esperemos que sim, pois o Colégio de Lourdes convida todos os amigos, assim como a população da Vila das Aves, a marcarem presença nesta “iniciativa patriótica”. Acreditem que não daremos motivos para que o vosso ânimo esmoreça. Contamos convosco!
A Direção do Colégio agradece a todos os que se encontram a cooperar para que este evento seja uma realidade.