PRESIDENTE DA CÂMARA, ALBERTO COSTA, FALA EM “MOMENTO HISTÓRICO PARA O CONCELHO”
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou hoje o parque industrial da multinacional WEGEURO, que ocupa uma área superior a 100 mil metros quadrados na Zona Empresarial da Ermida. Correspondendo a um investimento total de 50 milhões de euros, emprega mais de 800 trabalhadores e centraliza em Santo Tirso toda a produção da empresa em Portugal.
Para Alberto Costa, a inauguração do Parque Industrial da WEGEURO representa “um momento histórico para o concelho e uma clara demonstração de confiança no potencial da nossa região e das nossas gentes”.
Alberto Kuba, CEO do Grupo WEG, corroborou as palavras do autarca, destacando que Santo Tirso passa a ser “a referência da WEG na Europa” e que a escolha da zona empresarial da Ermida se deveu “à boa localização” e, também, ao sucesso do investimento realizado com a primeira unidade, inaugurada em 2018.
“Como fomos muito bem-sucedidos com a instalação da primeira fábrica própria aqui na Ermida, decidimos avançar para esta segunda fase de investimento, que nos permitiu criar este parque industrial completo”, revelou.
A cerimónia de hoje – onde estiveram presentes o Embaixador do Brasil, Raimundo Silva, e o presidente da AICEP, Ricardo Arroja – marcou, também, a inauguração da nova unidade industrial que completou o complexo, no âmbito de um investimento de 23,5 milhões de euros. Esta nova fábrica, designada por High Voltage Solutions Center, é dedicada ao fabrico de motores de média e alta tensão, variadores de frequência e arrancadores suaves de média e alta tensão, bem como serviços especializados para estes produtos.
O novo parque industrial abriga, também, atividades de pesquisa e desenvolvimento, além de um dos laboratórios de ensaio mais inovadores e avançados do mundo, com capacidade para realizar ensaios combinados de média e alta tensão de motores, variadores de frequência e arrancadores suaves.
Além da produção, a concentração da WEGEURO em Santo Tirso inclui, também, o WEG Business Services, onde estão centralizadas as operações financeiras e administrativas das filiais europeias do grupo. E, ainda, o Centro de Tecnologias da Informação para a Europa, reforçando a infraestrutura digital da empresa.
O presidente da Câmara de Santo Tirso defendeu que, “além de fortalecer a economia local, esta expansão da WEGEURO demonstra a confiança da empresa nas capacidades dos nossos recursos humanos e no ambiente de negócios favorável que este concelho proporciona”.
“Cada emprego gerado representa uma oportunidade para as famílias locais, para os nossos jovens e para o futuro da nossa comunidade”, acrescentou.
Alberto Costa sublinhou, ainda, a aposta do Município nas acessibilidades, enquanto “ponto fundamental para a atratividade do território e a captação de investimento”, destacando, neste particular, o projeto de construção de uma nova variante à Estrada Nacional 105, com uma extensão de seis quilómetros.
“O objetivo é ligar o nó da Autoestrada A3 (Santo Tirso / Trofa) e o nó da A41 (Água Longa), junto ao Vale do Leça, produzindo um efeito de bypass que libertará significativamente o troço Santo Tirso – Porto (A3)”, explicou.
Esta nova variante, adiantou o autarca, “irá, também, permitir libertar a rede viária perimetral da cidade do Porto (A20 / VCI), fundamentalmente quanto ao tráfego de veículos pesados de mercadorias proveniente do norte.”
“Com esta nova via pretendemos, assim, garantir a ligação à rede viária nacional de um conjunto de zonas empresariais localizadas em Santo Tirso, mas que possuem uma relevância supramunicipal, com particular enfoque para as zonas empresariais da Ermida e de Fontiscos”, concluiu Alberto Costa.
Já o CEO da WEGEURO fez questão de destacar a forma como a empresa foi recebida em Santo Tirso, sublinhando o papel da Câmara Municipal e, ainda, a qualidade dos trabalhadores. “São pessoas muito boas, muito trabalhadoras, pelo que se trata de uma parceria excelente entre setor público e setor privado”, disse.
“Escolhemos Portugal, há muitos anos, para ser a nossa porta de entrada na Europa. Hoje, Santo Tirso, com esta nova fábrica, torna-se a referência da WEG em todo continente. Daqui vamo-nos expandir, não só produzindo motores elétricos, mas também estações de recarga”, revelou Alberto Kuba.
O Grupo WEG, com sede no Brasil, é um dos maiores fabricantes mundiais de motores e equipamentos elétricos. Está presente nos cinco continentes, contando com mais de 45 mil colaboradores e acima de 4700 engenheiros. As 17 fábricas do grupo produzem mais de 60 mil motores diariamente.
A presença desta multinacional em Santo Tirso enquadra-se na estratégia de desenvolvimento económico do concelho, onde se destaca a Zona Empresarial da Ermida que, no total, contabiliza já um investimento privado de 850 milhões de euros e mais de dois mil trabalhadores.