Protocolo de cooperação foi formalizado com a agência portuguesa do ambiente

0

Santo Tirso vai promover qualidade do ar. Protocolo de cooperação foi formalizado com a agência portuguesa do ambiente esta quarta-feira

 No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se celebra hoje, Santo Tirso assinou com a Agência Portuguesa do Ambiente um protocolo de colaboração da Campanha Nacional “Por um País com Bom Ar”, cujo objetivo é fomentar a adoção de comportamentos de preservação da qualidade do ar.

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinou hoje, Dia Mundial do Ambiente, um protocolo de colaboração no âmbito da Campanha Nacional “Por um País com Bom Ar”. A assinatura inseriu-se nas comemorações levadas a cabo na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, CCDR-N, que contaram com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

“O Ambiente é uma das nossas prioridades, este protocolo surge, assim, em linha com uma série de políticas que temos vindo a assumir no Município e que pretendem promover estilos de vida mais amigos do ambiente, como é o caso da mobilidade sustentável”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa.

Com o protocolo agora assinado, a Câmara Municipal de Santo Tirso compromete-se a impulsionar o desenvolvimento de políticas e comportamentos de preservação da qualidade do ar, bem como sensibilizar e alertar para a existência de problemas ligados ao ar que se respira com impactos diretos na saúde, nas alterações climáticas e no ecossistema.

Usar transportes coletivos, fazer pequenas deslocações a pé ou de bicicleta, limitar o uso do automóvel e apostar na mobilidade partilhada são alguns dos bons hábitos que contribuem para a diminuição de emissões de resíduos tóxicos.

Estima-se que seis mil pessoas morram prematuramente por ano, em Portugal, devido à poluição atmosférica.


Share.

Leave A Reply