João Correia primeiro na Tunísia
João Correia, primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional para o atletismo em cadeira de rodas, foi o primeiro classificado na classe T51 e 2.º na geral no 10.º Meeting Internacional de Tunes (Tunísia), que ontem acabou.
Após uma ausência de quase dez anos por lesão, João Correia está a ter um 2016 em cheio, uma vez que no mês passado já tinha assegurado a presença Campeonato da Europa de Atletismo Adaptado, que decorre em Grosseto, Itália, de 10 a 16 de junho.
“Consegui mais uma vez superar-me e não podia estar mais feliz. Parti de Lisboa, cansado, após ter ajudado na organização de mais uma Meia Maratona de Lisboa, onde foram batidos dois Recordes Mundiais, na prova em cadeira de rodas. Cheguei à Tunísia com duas queimaduras de fricção de grau 2 que levaram os médicos da organização da prova a recomendarem que não competisse e a cadeira de competição ficou danificada na viagem entre o hotel e a pista. Mas nada disto me fez desistir!” afirma João Correia.
“O principal objetivo foi alcançado: a confirmação da minha classe funcional, um dos requisitos necessários para poder participar nas próximas competições internacionais pela seleção nacional” continua o atleta.
Nos próximos dois meses o atleta tem várias competições já agendadas, com vista a preparação do Campeonato da Europa de Atletismo.
João Correia nasceu em 1983 e, aos dois, anos, sofreu um acidente que o deixou numa cadeira de rodas. Em 1991, começou a praticar desporto, tendo-se tornado no primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional, para o atletismo em cadeira de rodas. Atualmente estava a lutar pelo apuramento para o Europeu e espera apurar-se para os Jogos Paraolímpicos que terão lugar no Rio de Janeiro.