Numa iniciativa da «ARVA» Associação de Reformados de Vila das Aves, e da Junta de Freguesia, teve lugar em vila das aves o 1º Encontro de Ex-Combatentes do Ultramar Português, este encontro foi extensivo a várias freguesias limítrofes, como: Bairro, Delães, Lordelo, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, Rebordões, Riba D´Ave, Roriz, União das Freguesias (S. Martinho do Campo, S. Salvador do Campo, S. Mamede de Negrelos), S. Tomé de Negrelos, Vilarinho.
Além do almoço e respetivo convívio realizado na fábrica do Rio Vizela, o ponto alto do 1º encontro de Ex-Combatentes, em Vila das Aves, foi a inauguração de um monumento para assinar a efeméride.
O referido monumento, ficou situado no jardim junto ao «intermachê». É uma obra, toda ela da autoria de dois avenses. O autor do monumento é o conceituado arquitecto avense “ DIZÉ GOMES”, sendo a obra tornada realidade pela empresa «IRMAOS PINHEIRO».
Estiveram presentes inúmeros ex combatentes no ultramar, desde soldados de alta patente até ao simples soldado, todos resistentes, e residentes nas várias freguesias.
A Câmara Municipal de Santo Tirso também se associou ao evento, representada pelo Vereador da proteção civil Alberto Costa, a Presidente de Junta de Vila das Aves, Elizabete Faria, a deputada nacional, Andreia Neto, o representante do núcleo de Vizela e o Padre Fernando Abreu, que benzeu o monumento.
Assim, Vila das Aves, o concelho, e as freguesias associadas ao evento, viveram o 10 de junho de 2015, com grande elevação e sentido de estado, homenageando Camões, Portugal e as Comunidades Portuguesas.