25ª Edição do Festival de guitarra de Santo Tirso

0

 Clássica, novas expressões e fado

De 11 maio a 2 de junho, Santo Tirso volta a ser a capital da guitarra e a trazer a Portugal os grandes mestres. Para além da música clássica e das novas expressões, este ano o Festival abre-se também ao fado.

A abrir esta 25ª edição há um concerto muito especial. Da mundialmente famosa escola cubana da guitarra clássica,Alfredo Panebianco traz consigo uma composição dedicada em exclusivo à cidade de Santo Tirso e ao Festival Internacional de Guitarra. Com estreia mundial a 11 de maio,  Panebianco vai partilhar o palco com a guitarrista Vania Del Monaco e a Orquestra ARTAVE, no auditório Padre António Vieira.

A guitarra clássica estará ainda em destaque nos concertos do italiano Lorenzo Micheli, dia 18 de maio, na capela da Escola Agrícola e do polaco Lukasz Kuropaczewski, que terá lugar a 26 de maio, na Biblioteca Municipal.

Mas há muito mais nesta 25ª edição do Festival Internacional de Guitarra. O espanhol José Carlos Gómez propõe-nos um retorno às origens da guitarra flamenca, paredes meias com a vanguarda, para descobrir dia 19 de maio, na Quinta de Fora.

Dos EUA chega-nos, uma semana depois, Trevor Gordon Hall que, na sua busca por novos sons, colaborou com vários construtores para dar novas possibilidades à guitarra acústica.O resultado, ouve-se no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves a 25 de maio.

No primeiro dia de junho, o festival despede-se ao som de Diego Jascalevich Trio, que se apresenta com uma intensa, emocionante e virtuosa união musical feita entre os sons da Argentina e do Brasil. Já no dia dois, a despedida oficial faz-se com aquele que é hoje considerado, dentro e fora de portas, como um dos maiores valores do fado: Ricardo Ribeiro. Ambos os concertos têm lugar no auditório Eurico de Melo.

“ Este é um programa de grande qualidade e bastante diversificado. Temos, naturalmente, muita guitarra clássica, mas temos também outras expressões como flamengo e fado que, estou certo, de que serão apostas de grande sucesso. E é uma enorme honra ter um músico com a qualidade e de Alfredo Panebianco a trazer uma composição dedicada à cidade e a estes 25 anos do Festival Internacional de Guitarra”, refere Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

O Festival Internacional de Guitarra é organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (Artave) e o Centro Cultural Musical (CCM).

Os bilhetes para os concertos têm o preço de 7,5 euros, 10 euros para o concerto de Ricardo Ribeiro e podem ser adquiridos na Artave e nas FNACs de Santa Catarina e do Norteshopping. Toda a informação sobre o Festival Internacional de Guitarra pode ser consultada em www.festivaldeguitarra.org.


Share.

Leave A Reply