José Magalhães (PCP – PEV) aparenta candidatura à Câmara municipal

0

José Magalhães (PCP – PEV) aparenta candidatura à Câmara municipal

 É com grande orgulho, confiança e sentido de responsabilidade que assumo esta candidatura da CDU à Câmara de Santo Tirso. Há 4 anos tive o gosto de encabeçar a lista da CDU para a União de Freguesias de Santo Tirso, e é com redobrada vontade que nestas eleições assumo esta candidatura à câmara. É apenas um exemplo do trabalho da CDU em defesa dos interesses da população do concelho em detrimento de algumas das equivocadas prioridades do executivo camarário.

Dada esta nota inicial passo-me a apresentar brevemente para enquadrar a minha escolha como candidato do projeto da CDU. Sou formado em psicologia, com um mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.

Trabalhei na minha área em trabalhos esporádicos, temporários ou precários. Atualmente trabalho no call-center da Altice aqui em Santo Tirso. Sou no fundo o exemplo de uma geração que se viu obrigada a fazer uma escolha: emigrar, ou ficar na minha terra e trabalhar quer como trabalhador precário quer como trabalhador em funções abaixo das minhas qualificações. Muitos das minha geração emigraram, ou então ficaram para ter um destino semelhante, ficar no desemprego, ou ter um emprego precário ou de baixas qualificações e baixos salários.

Para além das questões do emprego, há o problema da habitação. Como muitos da minha geração lutei e procurei por muito tempo até conseguir uma casa com uma renda acessível em Santo Tirso. Muitos simplesmente não conseguem e estão em casa dos pais ou foram morar para outros concelhos. Não há simplesmente habitação acessível para os que queiram morar e fixar-se no nosso concelho.

Como tal, Santo Tirso está a envelhecer e a população está a diminuir consistentemente como os dados demográficos têm demonstrado: nos últimos 10 anos temos menos 3500 habitantes e o índice de envelhecimento disparou 97% de 2011 para 2019. Quer isto dizer que em 2011 tínhamos 111 idosos por cada 100 jovens e hoje temos 215 idosos por cada 100 jovens. Isto é preocupante e é urgente dar uma resposta a este problema, nomeadamente através da promoção do emprego qualificado e de habitação pública acessível para todos.

Para ajudar à fixação e aumento da população e tornar o nosso município atrativo, além da habitação e do emprego, é necessário criar condições a nível de serviços públicos, ação social, ambiente, questões já aqui focadas e bem pelo nosso candidato à assembleia municipal, João Ferreira.

Para além disto, gostaria também de falar de um outro tema de grande importância para a nossa campanha: Cultura. Sou também um trabalhador da cultura, sendo um DJ no ativo há quase 20 anos com atividade severamente interrompida pela atual pandemia há cerca de 1 ano, estando como a maior parte dos artistas e trabalhadores da cultura do nosso país, à espera de dias melhores.

Conhecedor da realidade cultural e artística do concelho há uma primeira observação a fazer. Apesar de a câmara promover eventos culturais na cidade ao longo dos anos, há um desfasamento entre a programação cultural da Câmara e a realidade dos artistas, associações e agentes culturais do Concelho.

A câmara chama a si de forma centralizada a realização de eventos que funcionam quase como eventos promocionais da câmara, mas depois pouco ou nada faz na promoção dos artistas, associações e agentes culturais do concelho. Ao longo dos anos a Câmara tem atuado na cultura de forma isolada e alienada, e precisa de pessoas que estejam a par dos verdadeiros fluxos culturais e artísticos do concelho.

Aliás, tal como na cultura e em todas as questões de que já falámos, precisamos de ter um poder local com uma verdadeira ligação às pessoas nas suas vidas em estreita ligação à vida tal como ela é.

É preciso dizer basta a uma política alienada dos problemas da população, é necessário construir uma alternativa.              Durante demasiados anos tivemos um executivo camarário dominado pelo PS que tarda em dar resposta aos verdadeiros problemas e a vereadores do PSD que pouco têm acrescentado ao panorama.

Faz falta mais eleitos da CDU na câmara e na freguesia para dar resposta aos problemas da cidade e agitar o marasmo e declínio do concelho. O voto na CDU é o verdadeiro voto útil. Ao contrário de opinião corrente, os partidos não são todos iguais e a CDU marca pela diferença.

Abnegadamente e sem interesses e favorecimentos pessoais, os nossos eleitos têm dado o seu contributo para as boas práticas no poder local. E para nós, interessa mais falar de políticas do que de políticos.

Para terminar, queria dizer que esta candidatura da CDU não começa nem acaba hoje. É um trabalho coletivo em desenvolvimento contínuo. As nossas listas estão ainda em construção, estamos abertos aos contributos de todos os tirsenses que queiram participar nesta campanha e se revejam no projeto da CDU.

O nosso programa eleitoral está também em construção, aberto à participação de todos e iremos nos próximos meses estar em contacto com trabalhadores, comerciantes, empresários e associações do concelho para fazer um levantamento de problemas e ideias para um verdadeiro programa de Santo Tirso, e para Santo Tirso.

Share.

Comments are closed.