35ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens

0

Escola Secundária Tomaz Pelayo discute temas da atualidade europeia em debate intercultural

A Escola Secundária Tomaz Pelayo vai estar representada na Maia, entre os dias 23 e 27 de novembro, numa das maiores plataformas de debate intercultural europeias. O objetivo da 35ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) é escolher seis alunos portugueses, de 9 escolas secundárias do país, para representar Portugal na 84ª Sessão Internacional do PEJ, em Trondheim e Røros, na Noruega. A presença de alunos do Luxemburgo, Espanha e Suécia enfatizam o ambiente de diversidade cultural que se pretende estimular.

A escolha baseia-se no trabalho realizado pelas oito comissões – cada uma constituída por sete alunos e um chairperson –, que criam moções de resolução sobre tópicos da atualidade europeia, de acordo com competências parlamentares que lhes são atribuídas. Sob o tema: “Europa Nostra: herança cultural no novo ‘Velho Continente’”, os jovens vão debater diversas temáticas da atualidade: o influxo de refugiados; o combate ao terrorismo; a subida do Euroceticismo; os tratados de comércio internacional; a política externa europeia; o envelhecimento da população e consequências; e a proteção dos monumentos culturais num ambiente de crescente urbanização.

Durante os cinco dias, todos os participantes terão a oportunidade de desenvolver aptidões transversais a várias áreas disciplinares e de se enriquecer curricular e pessoalmente. O foco do evento é a vertente educacional, através da promoção de um sentido de cidadania ativa e de princípios como a tolerância, compreensão, espírito crítico e respeito pela diversidade cultural.

Em 2015, realizaram-se 592 eventos que envolveram 35 000 jovens, mais de 3000 voluntários, 1400 escolas por toda a Europa e algumas personalidades da política europeia. Bélgica, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Ucrânia, Noruega, Finlândia, Polónia e Itália são os outros países que se juntam a Portugal na 35ª Sessão de Seleção Nacional.

Sobre o Método:

 Team Building

Série de exercícios de grupo destinados a ajudar os participantes a definir as suas regras de trabalho, adaptadas às suas personalidades, e estabelecendo as bases para um Trabalho de Comissão com sucesso. Guiados por voluntários com anos de experiência no PEJ, os participantes aprenderão a ultrapassar preconceitos numa atmosfera saudável de auto e hetero-crítica e de salutar discussão de ideias, ao mesmo tempo que fortalecem o seu espírito de equipa e de entreajuda.

Trabalho de Comissão

Cada uma das recém-formadas Comissões enfrentará o desafio de escrever uma Moção de Resolução sobre um dos vários temas em debate. Baseando-se no conhecimento adquirido durante o largo período de preparação que antecede o evento, os jovens trabalharão para encontrar soluções inovadoras e adequadas. Como em todos os eventos do PEJ, o resultado final será sempre o reflexo dos contextos culturais e académicos dos participantes e fruto dos consensos que estes sejam capazes de gerar.

Assembleia Geral

Realizada ao longo dos dois últimos dias, reúne todos os participantes do evento, para discutir os resultados do Trabalho de Comissão. Durante os debates, cada Moção de Resolução é apresentada, debatida e, por fim, votada em plenário. As Resoluções adotadas serão compiladas para posterior divulgação junto de atores da sociedade civil e decisores políticos regionais, nacionais e internacionais.

Sobre a Associação:

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos gerida por estudantes e em regime de voluntariado. Com objetivos na área da educação, tem como missão desenvolver o interesse dos jovens pela discussão política e social, bem como pelo processo democrático de decisão.

É um caso de sucesso europeu, sendo um dos Comités Nacionais mais antigos, com muita experiência e qualidade organizacional e académica ao nível dos melhores países europeus. A APPEJ é financiada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelas taxas de inscrição dos participantes, o que lhe permite não ter dívidas e ainda conseguir ter um fundo de maneio próprio.Todos os eventos da APPEJ são realizados por jovens voluntários que pretendem consciencializar acerca da importância do exercício pleno dos seus direitos enquanto cidadãos.

 

Share.

Leave A Reply