Intervenção procura devolver arquitetura original ao espaço e dotá-lo de modernas infra-estruturas tecnológicas
O Grupo ACA acaba de concluir os trabalhos de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso. O projeto de modernização do edifício – que é propriedade da Câmara Municipal de Santo Tirso e que tem a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura – foi iniciado pela ACA Engenharia em janeiro deste ano. O objetivo central da empreitada foi o de devolver ao espaço a sua arquitetura original, significativamente alterada no decorrer dos séculos devido aos mais diversos tipos de utilização a que foi sujeito.
A intervenção levada a cabo pela ACA Engenharia visou, de igual forma, dotar o Museu Municipal Abade Pedrosa de infraestruturas tecnológicas atuais. Neste âmbito, e a título de exemplo, importa destacar a instalação de um sistema de aquecimento por piso radiante e a veiculação de informação através de monitores e touchscreens distribuídos ao longo de todo o edifício. O museu dispõe agora de seis salas com diferentes temas e as peças em exibição passam a ser expostas em vitrinas especificamente construídas para o efeito.
O âmbito de intervenção da ACA estende-se, ainda, à construção de um auditório, à substituição integral da cobertura do edifício e à reabilitação da estrutura de madeira original. A obra de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa insere-se na segunda e última fase de um projeto museológico mais abrangente da Câmara Municipal de Santo Tirso e que envolveu, numa primeira instância, a construção do edifício sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.