“cumplicidades sobre um corpo”

0

Exposição de homenagem ao poeta eugénio de andrade na biblioteca municipal

É inaugurada amanhã, 19 de janeiro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal, a exposição “Cumplicidades sobre um Corpo”, evocativa do poeta Eugénio de Andrade. Organizada por António Oliveira, a exposição desvenda cumplicidades entre a poesia do autor e as artes plásticas, e está patente até dia 26 de março.

Coincidindo a data de inauguração com a do nascimento do autor, em 1923, a exposição “Cumplicidades sobre um Corpo” assume igualmente o caráter de homenagem, mais ainda porque é corporizada por alguns dos seus amigos.

José Rodrigues, Cabral Pinto, José Emídio, Avelino Leite, Isabel Machado Guimarães, José Rosinhas, Emerenciano, Artur Moreira, Alberto Péssimo, Sousa Pereira, Evelina Oliveira, Graça Martins, Constança Araújo Amador, Pedro Sá e Cristina Valadas são os “cúmplices” desta homenagem a Eugénio de Andrade. “Cúmplices”, em particular, das palavras que o autor nos deixou em herança, “palavras puras, límpidas, redondas, macias e até atrevidas”, como escreve António Oliveira, responsável pela organização desta exposição.

“A poesia é uma pintura que fala, ou se quisermos uma linguagem que pinta” escreve ainda António Oliveira no texto de apresentação de “Cumplicidades Sobre Um Corpo”. “Em cada obra desta exposição, podemos desvendar a cumplicidade entre a poesia e as artes plásticas, e participar na magia que a evocação de uma e de outra arte permite fantasiar, entre corpos rasgados e repartidos pelos versos e renascidos pela metamorfose da arte. Sublimar o corpo que se move entre as palavras é o que procuram os artistas que integram esta exposição”, acrescenta.

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923, no Fundão, e faleceu a 13 de junho de 2005, no Porto. Manteve sempre uma postura de independência face aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética. Estreou-se em 1939 com a obra “Narciso” e torna-se mais conhecido em 1942 com o livro de versos “Adolescente”.

A sua consagração acontece em 1948, com a publicação de “As mãos e os frutos”, que mereceu os aplausos da crítica. Publicou dezenas de obras de poesia, e histórias para o público infanto-juvenil. Eugénio de Andrade recebeu ao longo da sua vida vários prémios literários, destacando-se, em 2001, a atribuição do Prémio Camões.

A visita à exposição “Cumplicidades Sobre Um Corpo” pode ser feita até dia 26 de março, de segunda a sexta das 9h00 às 19h00, e aos sábados das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

 

 

Share.

Leave A Reply