ATC abre Gabinete de Apoio ao Desempregado

0

Um parceiro para olhar os desempregados olhos nos olhos e ajudá-los a superar o problema,  combatendo o isolamento e evitando a exclusão. São estes em traços gerais os objetivos do Gabinete de Apoio aos Desempregados da Associação Teatro de Construção (ATC), de Joane, que entrou hoje, 29 de março, em funcionamento para ajudar os desempregados da vila joanense e freguesias vizinhas.

A abertura desta nova resposta social de combate ao desemprego contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, Paulo Cunha, do Delegado Regional do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, António Leite, do Presidente da Junta de Freguesia, António Oliveira, e do Presidente da direção da ATC, Custódio Oliveira.

Todos os responsáveis foram unânimes acerca da importância da iniciativa da ATC, associação que vem desenvolvendo uma importante, abrangente e muitas vezes pioneira resposta social na zona nascente do concelho famalicense. “Torna o concelho mais capaz na resposta a um problema que é decisivo para a vida das pessoas”, afirmou Paulo Cunha, enquanto António Leite sublinhava a”importância do acompanhamento pessoalizado de cada desempregado, tratando-o como pessoa e não como simples número.” Já o autarca local, António Oliveira, lembrou as cerca de 3200 apresentações anuais obrigatórias por lei que são registadas na junta de Freguesia e que correspondem em muitos casos a desempregados de longa duração que precisam de apoio.

“É mais alguém para ajudar”, apresentou Custódio Oliveira, falando no desenvolvimento de uma  “metodologia personalizada e de proximidade, para ajudar as pessoas no desemprego ou busca do primeiro emprego, para que possam combater a inércia e o desânimo provocados pela desocupação e ausência de respostas e para apoio e orientação para a formação, qualificação e requalificação profissional.”

Para este projeto a ATC disponibiliza espaço, meios e recursos próprios. Para além da coordenadora do projeto, no gabinete colaborarão os três psicólogos colaboradores da ATC. O GAD funcionará numa das salas do Centro Cultural, junto à Universidade Sénior D. Dinis.

 

Share.

Leave A Reply