Comemoração dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários em 2022

0

O Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques têm vindo a dar apoio na conservação preventiva de coleções públicas pertencentes ao Estado, à Igreja ou a instituições privadas e a colaborar no seu estudo e divulgação.

Recentemente, o senhor Presidente dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, o Eng.º João Pedro Castro, desafiou-nos a colaborar na edição de uma monografia comemorativa dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários, cuja efeméride decorrerá em 2022. Além do apoio da Direção, do Comandante Bento e da sua equipa, encontramos também uma enorme generosidade no antigo Comandante Domingos Ribeiro Ferreira.

Esta interação é muitas vezes a conclusão de uma experiência que se materializa, repleta de memórias e histórias, representando uma forte ligação emocional e simbólica.

Os museus são muito mais do que meros locais onde o espólio é exposto e conservado, pois, para além de serem um meio de proteção do património material e imaterial, os museus desempenham um papel de grande relevância na promoção social e cultural, tanto a nível local como regional.

Estas parcerias têm o objetivo de promover a preservação do património dessas instituições, contribuindo para a intervenção de especialistas na inventariação, documentação e conservação das suas coleções.

Share.

Comments are closed.