Os Verdes prestam solidariedade aos Professores

0

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Professor, data que tem sido assinalada com muitas lutas, e que neste ano lectivo assume maior relevância o seu reforço. Os Verdes assumem esta celebração reclamando a valorização da carreira docente, aspeto fundamental para dar consistência à profissão, respeitar os seus profissionais e dignificar a escola pública.

O PEV recorda que os professores foram sobremaneira prejudicados por não terem visto a recuperação total de tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira, a que se soma o facto de serem também prejudicados na soma das horas de trabalho entre componentes letivas e não letivas.

Milhares de professores são deslocados ou deslocalizados para locais longínquos das suas habitações de origem, sem qualquer tipo de compensação. Todos os anos, os professores são alvo de um regime de concursos injustos que serve apenas para perpetuar a precariedade. Estes são só alguns exemplos de como se promove a desmotivação dos professores e se contribui para desqualificar a carreira docente, quando ela é, afinal, imprescindível ao desenvolvimento de qualquer sociedade.

As previsões não são animadoras na área da educação, temendo-se uma situação de colapso na oferta de docentes qualificados, com o agravamento de uma realidade que não é de hoje, em resultado da descredibilização da carreira tornando-a pouco atrativa para os jovens. Mesmo com estas previsões e com as carências que já se fazem sentir, o OE2022 não deu resposta ao necessário reforço de professores que possam promover, para as nossas crianças e jovens, as aprendizagens e valorização da escola pública.

Fruto de décadas de desinvestimento programado, a Escola Pública, inclusiva e para todos, tem-se vindo a degradar, apesar do esforço e persistência dos professores que a dignificam. As condições materiais e humanas ressentem-se desse desprezo por parte dos sucessivos Governos.

Neste Dia Internacional do Professor, Os Verdes reclamam:

– a garantia de que a Escola Pública seja dotada de materiais e recursos capazes para darem resposta a todas as situações e especificidades de cada estabelecimento, e que as escolas sejam lugares seguros e apetrechados para que o trabalho dos professores possa ser desenvolvido com criatividade e com motivação.

– que os professores com doenças incapacitantes devidamente comprovadas sejam deslocados para a escola mais próxima da sua residência e não fiquem impossibilitados de exercer a sua profissão.

– o combate à precariedade, promovendo o rejuvenescimento da profissão e permitindo que os professores mais velhos possam ir para a pré-reforma e para a aposentação digna.

Os Verdes manifestam a solidariedade com todos os professores que lutam pelos seus direitos, e saúda o Plenário Nacional de Professores que terá lugar hoje, dia 4 de outubro, promovido pela FENPROF, sob o lema “Professores e Educadores: Respeito pela Profissão, pelos Direitos e pela Carreira” certos que esta luta terá reflexo numa Escola Pública de qualidade.

Partido Ecologista Os Verdes

Share.

Comments are closed.