Festival palcos arranca sábado com quatro comédias em cartaz

0

TEATRO AMADOR PASSA POR VILA DAS AVES, REGUENGA, FONTISCOS E MONTE CÓRDOVA

O PALCOS – Festival de Teatro Amador de Santo Tirso regressa no próximo sábado, 27 de maio, às 21h30, com a apresentação da comédia “República Sideral”, pelo Teatro Airiños, no Centro Cultural de Vila das Aves. No dia seguinte, domingo, O Grupo de Teatro do Vez apresenta “O Homem do Quiosque”, no Centro Paroquial da Reguenga, às 16h30.

Promovida pela Câmara Municipal e organizada pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, a edição deste ano do PALCOS apresenta um cartaz com quatro espetáculos, apresentados em outras tantas freguesias, mas todos eles com um fator em comum: a comédia. Além de Vila das Aves e Reguenga, o festival vai passar, também, por Fontiscos e Monte Córdova.

No próximo sábado, o Teatro Airiños viaja desde a Galiza até Vila das Aves para apresentar “República Sideral”, uma peça teatral para maiores de seis anos, com encenação de Amantia Coelho.

O argumento transporta-nos até 7 de outubro de 1934. Inspiradas em acontecimentos sociopolíticos recentes – entre os quais a declaração da República Federal Catalã – cinco rebeldes decidem fundar a sua própria República Federal da Ilha de Arousa (Galiza). Tendo por base este episódio histórico, que não durou mais do que algumas horas, Esther F. Carrodeguas escreveu “República Sideral”, argumento com que venceu a XIV edição do Prémio Barriga Verde 2020 de textos para teatro. Uma farsa grotesca, assente num texto potente e cheio de sentido de humor, com personagens criadas com detalhe, rigor, originalidade e um apurado cuidado cénico.

No domingo, a partir das 16h30, o Grupo de Teatro do Vez apresenta “O Homem do Quiosque”, no Centro Paroquial da Reguenga, com encenação de Sílvia Barbosa a partir de um texto de Tomás Figueiredo (1902-1970). Esta peça retrata a história de uma família burguesa, com tiques de pelintra, que chora a compra de um bilhete de lotaria, no qual se centra toda a ação, pondo a ridículo as manias e tiques de uma determinada camada da sociedade.

O PALCOS prossegue no dia 2 de junho, com o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Bitarães a apresentar “Morto, mas Pouco!”, no Centro Paroquial de Fontiscos, a partir das 21h30. Encenada por Susana Paiva, esta peça conta a história do senhor Pereira, que acorda uma manhã e descobre que já não está mais entre os vivos. No céu tentam explicar-lhe o que aconteceu. E a coisa complica-se ainda mais quando lhe dizem de que maneira terá de voltar para a Terra. Realmente o senhor Pereira estava coberto de razão, pois ainda não havia chegado a sua hora. Muita confusão e um final surpreendente.

No dia seguinte, 3 de junho, também pelas 21h30, sobe ao palco do Centro Paroquial de Monte Córdova a peça “2 é bom, 3 é demais”, apresentada pelo GeTePePe – Teatro Perafita. Mais uma comédia, neste caso encenada por Cecília Bento, passada numa casa em Matosinhos. Tudo se baralha quando a empregada fala muito, o homem dos seguros tem pavor de frigoríficos e até há limão para os olhos e uma médica em pijama. Geram-se as maiores confusões e, como diz a música: “ó Senhor de Matosinhos, ó Senhora da Boa Hora, ensinai-nos os caminhos pra sairmos daqui para fora”.

Todos os espetáculos têm entrada livre, mas com reserva obrigatória de bilhetes através do email palcosdesantotirso@gmail.com, devido à lotação limitada das salas.

 

Share.

Comments are closed.