COM ENTRADA GRATUITA, O BAZAR & MOSTRA JÁ ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO, EXPOSIÇÃO “OS URSOS E O NATAL” INAUGURA DIA 11
O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves (CCMVA) recebe nesta época natalícia uma mostra de produções artesanais e a exposição “Os Ursos e o Natal”. A mostra de produtos está aberta até ao final do mês e a exposição poderá ser visitada de 11 de dezembro até 15 de janeiro.
O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe, de 2 a 31 de dezembro, o Bazar & Mostra: Produções Artesanais. A mostra e venda de produtos já está aberta ao público e tem entrada gratuita. O objetivo é promover produtos representativos do concelho e da região, com particular destaque para o artesanato e para a gastronomia.
O Bazar & Mostra constitui uma oportunidade para conhecer melhor o trabalho desenvolvido por artesãos locais, sendo possível adquirir objetos como bonecas de tecido, malas em crochet e peças de decoração, bem como produtos gastronómicos como compotas e mel ou bebidas espirituosas.
Os mercadores participantes na mostra deste ano são: Licor de Singeverga – Enogastronomia; Vinhos “Caralhus” – Enogastronomia; CAID – Gastronomia (bolachas + compotas); Mãe Soledade – Têxtil (sacos de tecido); As Bertinhas – Têxtil (bonecas de tecido); Art´Cristais e Macramé – Têxtil (macramé); Fernando Martins – Madeira (decoração); Mel dos Maias – Gastronomia (mel e derivados); Teresa Campos – Têxtil (malas em crochet); e Paula Ferreira – Cerâmica (decoração).
Depois de ter levado a sua própria coleção de presépios e pratos de Natal ao CCMVA em 2023, Queijo Barbosa dá agora continuidade ao “Natal no Centro Cultural”. A segunda edição do projeto vai trazer até Vila das Aves “Os Ursos e o Natal”, de Paula Costa.
A exposição de ursos alusivos à época natalícia irá incluir uma parte significativa de uma coleção pessoal com cerca de 6 mil peças, acervo esse pertencente a Paula Costa Machado. Tal como muitas outras pessoas, a colecionadora ganhou o gosto pelos ursos bem cedo, com as tradicionais prendas que lhe foram sendo oferecidas em criança.
Patentes estão ursos relacionados com o Natal, em diversos tamanhos, formas, materiais e cores, sendo apresentados como peças soltas e simbólicas, mas também ocasionalmente enquadrados em ambientes natalícios.
Ocorrendo esta quadra festiva no período mais invernoso, também não poderia ficar esquecido o urso polar. Este urso branco está intimamente relacionado com o Natal, consequência do marketing de uma famosa marca de refrigerantes que, já o tendo usado em 1922, o tornou num ícone nos anos 90.
A exposição contém elementos simbólicos como ursos à lareira, árvore de Natal com ursos, ursos polares, entre outros elaborados em diversos materiais. A entrada é gratuita.
Com entrada gratuita, a exposição tem inauguração marcada para as 17h00 do dia 11 de dezembro, podendo depois ser visitada até 15 de janeiro. O horário será o habitual do CCMVA: segunda a sexta das 9h00 às 17h30, sábado das 14h30 às 18h30. Já para o Bazar & Mostra, o horário é o mesmo, com a exceção dos dias de espetáculo, ocasião em que a mostra estará também aberta nessas horas e em funcionamento com a presença dos artesãos.