Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso – 20 anos a oferecer os melhores sons da guitarra mundial

0

Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso vai juntar, em 2013, músicos consagrados como o escocês David Russel e jovens promessas como o eslovaco Andreas Varady

Santo Tirso, de 10 a 25 de Maio

Acaba de ser apresentada a edição 2013 do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST). Eslováquia, Portugal, Egito, Alemanha, Suécia e Escócia são os países de origem dos guitarristas que vão estar presentes na vigésima edição do FIGST que vai decorrer, nos vários espaços culturais do concelho, entre 10 e 25 de Maio.

A XX edição do FIGST é mais uma vez promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso com o apoio artístico da ARTAVE e traz a Santo Tirso e a Portugal alguns dos melhores guitarristas mundiais e nacionais. Este ano o festival vai juntar músicos consagrados como o escocês David Russel e jovens promessas como o eslovaco Andreas Varady de apenas 15 anos de idade.

Do programa do FIGST 2013 fazem parte seis concertos, dois master class (cursos para professores de guitarra e alunos em fase de conclusão de estudos) e uma exposição comemorativa dos 20 anos do festival.

Sobre os concertos importa referir que os mesmos estarão a cargo de Andreas Varady Trio (Eslováquia), Pedro Rodrigues (Portugal), Joseph Tawadros (Egito), Peter Finger (Alemanha), Johannes Möller (Suécia) e David Russell (Escócia).

Durante a conferência de imprensa, Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, fez saber que “o festival só ainda não acabou por já ser uma referência nacional e internacional”, mostrando-se desiludido, mas conformado, com a falta de apoios institucionais ao evento. “Depois de 2001 [último ano em que o festival recebeu apoio estatal por ter sido considerado o maior evento cultural do género em Portugal], nunca mais recebemos qualquer tipo de apoio”, adiantou o Edil tirsense. “Mesmo sob fortes constrangimentos orçamentais”, continuou, “asseguraremos a qualidade artística do evento”. “Por isso é que damos autonomia total à ARTAVE para escolher os músicos e para garantir a qualidade técnica do certame”, lembrou, esperando que a Lei dos Compromissos “não impeça a Câmara Municipal de Santo Tirso de realizar o seu Festival de Guitarra”.

O presidente da Edilidade Tirsense concluiu, desejando que a edição deste ano volte a contar com “a forte adesão do público”, sem antes recordar os preços acessíveis dos bilhetes que variam entre os 7,5 euros (quatro concertos) e os 10 euros (primeiro e último concerto). Haverá descontos de 50% para portadores do cartão jovem e do cartão + vida (seniores).

Por seu lado Alexandre Reis, o diretor da Artave, (entidade a quem a Câmara Municipal de Santo Tirso delegou a direção artística do evento) preferiu dizer que “a qualidade artística do festival impôs-se à redução de custos”, recordando que, em Santo Tirso, vão estar “os bons guitarristas mundiais” e não deixou de louvar “o esforço económico por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso para manter vivo um dos mais antigos festivais temáticos regulares a decorrer no nosso país”, numa manifestação cultural de grande projeção nacional e internacional “que continua a projetar o nome de Santo Tirso em todo do Mundo”.

Alexandre Reis mostrou-se ainda satisfeito pelo festival ter há muito “fidelizado uma fatia importante do público musicalmente erudito [estudiosos]da região mas também por ter aumentado, de uma forma geral, o público estudantil, sobretudo ligado à música e ao estudo da guitarra”. Lembramos que a ARTAVE é uma das mais importantes escolas de música no nosso país com mais de mil alunos.

Seguiu-se depois a apresentação, por parte do Professor Óscar Flecha, dos seis guitarristas presentes na edição deste ano. Óscar Flecha não deixou de relevar “a diversidade musical e a qualidade artística dos guitarristas presentes”, lembrando a existência, a par dos concertos, de um “master class” dirigidos a alunos e professores da guitarra e da exposição comemorativa dos 20 anos do FIGST.

Segue, em anexo, dossiê de imprensa do festival e uma foto da cerimónia de apresentação de evento que decorreu hoje, dia 15, ao final da manhã, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Para mais informações poderão consultar a página: www.festivaldeguitarra.org

Share.

Comments are closed.