Em mais uma das suas já tradicionais presidências de proximidade, Castro Fernandes esteve na passada quarta-feira, dia 4 de Setembro, em Água Longa, onde levou a efeito mais uma visita de trabalho a essa freguesia.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso – acompanhado pelo Vereador do Desporto, José Carlos Ferreira e por vários Técnicos Camarários – tinha à sua espera o presidente da Junta de Freguesia, Manuel António, o presidente da Assembleia de Freguesia e ainda vários elementos da junta e da assembleia de freguesia.
Manuel António depois de agradecer a Castro Fernandes “mais uma visita à freguesia” aproveitou para “mostrar algumas das obras já concluídas e em curso”, não deixando de estender os seus agradecimentos aos técnicos camarários que acompanharam a execução dessas mesmas obras.
Seguiu-se então um périplo pela freguesia com paragem nos seguintes locais:
Centro Escolar de Água Longa – obras de ampliação + arranjos exteriores – 966 mil euros
Polidesportivo de Água Longa – balneários + arranjos envolventes – 266 mil euros
Rua de Marnotes – pavimentação e alargamento (de três para seis metros) – 49 mil euros
Rua da Serra – obras de alargamento e pavimentação em tapete betuminoso – 46 mil euros
Arruamento de Acesso ao Polidesportivo – 154 mil euros
Acesso à Rotunda da A41 – 72 mil euros
Travessa do Passal – obras de beneficiação – 8 200 euros
No final, a comitiva passou ainda pela ETAR de Água Longa, local onde Castro Fernandes lembrou as obras já executadas tanto na construção da Estação de Tratamento (três milhões de euros) como na construção de um Emissário com 11 kms (um milhão de euros) e ainda na rede de esgotos em baixa na Freguesia (361 mil euros investidos numa rede de 7 kms), na Urbanização do Pisão (480 mil euros para uma rede com 5 kms) e na EN 105 (54 mil euros para uma rede de 524 metros). Em alta, como é do conhecimento público, serão investidos mais 7 milhões de euros em todo o concelho – que contemplará também Água Longa – permitindo alargar a cobertura da rede para os 95% no concelho, fruto de um contrato assinado em Lisboa com a Ministra do Ambiente no passado dia 5 de Julho.
No que diz respeito ao abastecimento de Água, em alta, Castro Fernandes lembrou que já está concluída a primeira fase da obra – um milhão de euros – que vai permitir levar a água a todas as freguesias do Vale do Leça.
No referente a outras obras, o presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que está em curso a requalificação da Avenida da Igreja (projeto de execução contratado) num investimento de 140 mil euros.