A Nossa Escola Está Encerrada! Escola Básica da Agrela e Vale do Leça.

0

A Nossa Escola Está Encerrada! Escola Básica da Agrela e Vale do Leça

Hoje é dia de luta para o pessoal não docente em todo o País, particularmente na nossa escola Básica da Agrela e Vale do Leça, que é parte integrante do Agrupamento de Escolas D. Dinis.

Os Funcionários já reivindicam mais pessoas na nossa escola há muito tempo, todos eles, têm sido inexcedíveis na entrega e dedicação à nossa escola em todos os restantes dias.

Não é a primeira vez que a nossa escola funciona com 5 funcionários. Afetos a tempo inteiro deveriam estar 11 funcionários, contudo e pelos motivos de baixa médica e necessidades de funcionários noutras escolas do agrupamento, a Escola Básica da Agrela, é constantemente penalizada por esta situação.

Entendemos as dificuldades dos Pais ou Encarregados de Educação no fecho da escola, contudo não podemos penalizar os funcionários por lutarem pelos seus direitos, e por isso mesmo a Associação de Pais e Encarregados de Educação está ao lado deles, a luta não é só deles, é nossa também, são os interesses e a segurança dos nossos filhos que estão em causa.

Devemos, contudo, assacar as respetivas responsabilidades nestes casos. Desde logo o Ministério da Educação, que reiteradamente não cria uma bolsa de pessoal não docente digna de poder ser requisitada pelas escolas em tempo útil, de modo a suprir as baixas médicas prolongadas ou mobilidade para outras escolas do agrupamento, definindo regras e princípios.

A direção do Agrupamento, também ela, pode e deve intervir junto da Tutela, de modo a mitigar estes casos, sabendo de ante mão, quais são as necessidades de cada escola do agrupamento e quem está de baixa médica prolongada, de modo a antecipar cenários de redução do pessoal não docente, mesmo sabendo que as baixas médicas não fazem diminuir o famoso rácio de pessoal não docente por escola, sendo certo, que em termos práticos, a escola funciona dentro do rácio, mas com menos pessoal não docente, por estas inconsistências legislativas.

A Associação de Pais, informa também, que está atenta a este e outros problemas da nossa escola, e está em conversação direta com o grupo parlamentar do PSD da Comissão Permanente da Educação, Ciência, Juventude e desporto, da XIV Legislatura, por forma a consciencializar o governo, da necessidade urgente de obras na nossa escola e a constante falta de pessoal não docente. Agrela, 29 de novembro de 2019.

O Presidente da APEEEBAVL

 

Share.

Leave A Reply