A região do norte arrebata Regiostar pelo terceiro ano consecutivo

0

Pelo terceiro ano consecutivo, a Região do Norte arrebatou um Prémio RegioStars da Comissão Europeia, desta vez na categoria CityStar – “Transformando as cidades para desafios futuros”. O galardão foi atribuído à eurocidade Chaves-Verín, hoje de manhã, em Bruxelas.
Depois do projeto Art On Chairs, da Câmara de Paredes (2014), e do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto – UPTEC (2013), foi agora a vez do projeto da eurocidade Chaves-Verín, que une a Galiza ao Norte de Portugal, ter arrebatado um galardão RegioStar, concorrendo com iniciativas oriundas de Espanha, França e Suécia e com um outro transfronteiriço entre este país e a Noruega.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, sempre existiu uma grande proximidade entre Verín e Chaves, duas cidades divididas pelo rio Tâmega que acolhem, respectivamente, 15 mil e 42 mil habitantes. Além de gerir uma agenda cultural comum e de dinamizar iniciativas partilhadas, a eurocidade Chaves-Verín assegura uma promoção turística conjunta que tem como objectivo divulgar a região como “a eurocidade da água”.
Os responsáveis das duas cidades projetam, num futuro próximo, transformar a área junto ao Tâmega num parque natural, olhando o rio como algo que as une, e criar uma linha pendular de transporte público entre os dois territórios, contando para este efeito captar o apoio de fundos comunitários. Em vista está, também, a ambição de que os dois territórios sejam considerados uma zona franca social.

Share.

Leave A Reply