A Representação dos Jovens no Conselho Económico e Social

0

A Federação Nacional das Associações Juvenis tem por missão representar politicamente as associações juvenis e promover a participação dos jovens portugueses, através do movimento associativo.

Assume-se como plataforma plural que estimula a reflexão e a partilha de ideias e experiências juvenis que definem o movimento associativo juvenil, tendo sido capaz de dar resposta aos problemas e aspirações da juventude e das suas Organizações. A intervenção da FNAJ é indissociável de muitos dos avanços importantes para o movimento associativo juvenil, para a definição e construção de verdadeiras políticas de e para os jovens. A sua ação representativa e crítica consolidou-a como um interlocutor privilegiado dos interesses dos jovens junto dos principais órgãos de decisão política, sendo expressão de força, capacidade criativa e de auto iniciativa dos jovens portugueses.

A FNAJ reconhece a importância do projeto de lei apresentado pelo PS – Partido Socialista, para que os jovens portugueses passem a estar representados no Conselho Económico e Social – CES, através da FNAJ- Federação Nacional das Associações Juvenis e do CNJ – Conselho Nacional de Juventude. Este é um sinal de claro reconhecimento do necessário e imprescindível envolvimento dos jovens nos espaços institucionais e nos processos de decisão.

Ciente da responsabilidade e da esfera de oportunidades que esta expressão do associativismo juvenil assume, a FNAJ pugna por se (continuar a) assumir como parceira estratégica séria, crítica e atenta na relação com o Estado. A sua voz foi e será sempre interventiva e reivindicativa pelos interesses dos jovens portugueses, estando disponível para, em nome da sociedade civil jovem, participar ativa e responsavelmente no CES num quadro de concertação social.

Share.

Comments are closed.