Acist toma posição

0

TOMADA DE POSIÇÃO

Na sequência do início das obras na Rua Prof. Dr. Joaquim Pires de Lima que faz parte da 2ª Fase de Requalificação da Praça Camilo Castelo Branco, constante do Plano de Mobilidade que inclui outras artérias da cidade, bem como das reuniões com os comerciantes afectados, com o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e ainda com o Presidente da União das Freguesias de Santo Tirso, Couto e Burgães, a Direcção da ACIST vem esclarecer:

1 – Considerando que as intervenções são necessárias, estas devem manter e preservar toda a história e identidade das zonas envolvidas, contribuindo para a revitalização económica da cidade e para a melhoria da proximidade entre os cidadãos e o comércio local.

2 – Continuamos a defender estudos prévios de impacto económico em todas as obras que modifiquem, alterem ou limitem o acesso aos estabelecimentos comerciais e que prevejam indemnizações pelas eventuais perdas das respetivas atividades económicas.

3 – É da máxima urgência a criação de parques de estacionamento centrais que permitam um reforço significativo da oferta.

4 – Não deve haver qualquer supressão de estacionamento enquanto não existirem verdadeiras alternativas de novos lugares ou parques de proximidade, sendo a atual falta de estacionamento na cidade um factor de enorme preocupação para os comerciantes e serviços das áreas afectadas.

5 – Sublinhamos, com agrado, a manutenção da circulação automóvel, essencial para a visibilidade e proximidade do “comércio de rua”. Todavia, as zonas de cargas e descargas devem ser complementadas com estacionamento de curta duração.

6 – Caso os aspectos atrás referidos não sejam devidamente salvaguardados e tendo em conta as actuais dificuldades do “nosso comércio”, com a excessiva carga fiscal, as vendas online, a proximidade de centros comerciais e outros, será cada vez mais difícil ao “comércio de rua” sobreviver economicamente.

A Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso estará sempre na linha da frente em defesa de todos aqueles que acreditam, investem e resistem no comércio de Santo Tirso.

Santo Tirso, 19 de Fevereiro 2019

A Direção

 

 

Share.

Leave A Reply