Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa estão sem diretor executivo e sem presidente do conselho clínico

0

Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa estão sem diretor executivo e sem presidente do conselho clínico

O grupo parlamentar do PSD teve conhecimento de que o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa se encontra, há já várias semanas, sem diretor executivo e sem presidente do Conselho Clínico. “Sem diretor executivo e sem presidente do Conselho Clínico, a organização dos serviços, o planeamento das atividades e o serviço prestado às populações destes dois concelhos estão seriamente comprometidos”, acusam os deputados.

Por esse motivo, os parlamentares do PSD, numa pergunta à ministra da Saúde, pretendem saber os motivos desta situação que afeta 115 mil utentes. “Trata-se de uma situação extremamente grave, não só pela inevitável falta de coordenação que gera no corpo clínico, que é composto por mais de 70 médicos e por uma centena de enfermeiros, como entre os demais colaboradores desse ACES, mas também, e sobretudo, pelo prejuízo que causa aos mais de 115 mil utentes servidos pelas suas 11 unidades nos concelhos de Santo Tirso e Trofa”, alertam.

O PSD recorda que a última nomeação para a direção executiva do ACES Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa ocorreu no final de 2015, tendo o respetivo mandato, de três anos, terminado em novembro de 2018.

“Ora, é no mínimo estranho que, mais de um ano e meio depois, continue sem ser nomeada nova direção”, lamentam.

O PSD pergunta:

1. Por que motivo está há mais de um ano e meio sem ser nomeado novo diretor executivo para o Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa?

2. Como pode o Governo permitir que um ACES esteja há mais de duas semanas sem diretor executivo e sem presidente do Conselho Clínico?

3. Quais as diligências que estão a ser tomadas para regularizar imediatamente esta situação?

4. Existem outras situações em que estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde se encontram com Direções executivas ou clínicas demissionárias ou mesmo sem titulares?

Share.

Leave A Reply