ALBERTO COSTA assume conjunto de compromissos políticos na apresentação da candidatura

0

Alberto Costa assumiu, na apresentação da candidatura “SANTO TIRSO. CRESCEMOS LADO A LADO”, dia 16, na Quinta de Fora da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, um conjunto de compromissos políticos que quer pôr em prática no próximo mandato autárquico, caso seja eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Numa sessão marcada pelas restrições impostas pela situação de saúde pública que se vive no País, transmitida em direto nas redes sociais e apenas com um grupo muito restrito a assistir presencialmente, o candidato elencou uma série de medidas concretas que farão parte do compromisso eleitoral a apresentar à população de Santo Tirso, de entre os cinco eixos prioritários já estabelecidos, nomeadamente a Coesão Social, a Transição Climática, a Transição Digital, o Investimento/Emprego e a Requalificação do Espaço Público.

Dos cinco eixos estratégicos já assumidos publicamente para o ciclo autárquico 2021-2025, há um que é particularmente caro ao líder da candidatura “SANTO TIRSO. CRESCEMOS LADO A LADO”: a Coesão Social.

Por isso, no discurso de apresentação à Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa comprometeu-se a executar, no próximo mandato, três medidas políticas de grande alcance social dirigido às famílias:

  1. Alargar os apoios aos alunos para aquisição de material escolar até ao 12.º ano;
  2. Alargar as consultas de saúde oral a todos os centros de saúde do Município;
  3. Comparticipar a vacina contra a varicela às crianças até aos dois anos.

Ciente de que a pandemia provocou fortes desigualdades sociais e graves dificuldades às famílias, Alberto Costa disse não ter dúvidas de que “é preciso manter todos os apoios já disponíveis e fazer mais, muito mais”, nos próximos anos, para “mitigar os efeitos da crise causada por um vírus que paralisou o mundo”.

No discurso com que se apresentou como candidato à presidência da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa também explicou que não escolheu João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, para mandatário da candidatura “por acaso”. Fê-lo, acrescentou, porque quis “dar um claro sinal político”.

“Não por ser uma moda, popular ou politicamente correto”, mas por “ser um desígnio à escala do Planeta”, o principal eixo estratégico para o mandato 2021-2025 irá ser a Sustentabilidade Ambiental.

Entre outras medidas que estão a ser avaliadas, com base nos contributos que está a recolher, Alberto Costa quer, no que toca à Transição Climática:

  1. Criar a ecovia pedonal e ciclável de Santo Tirso, numa extensão de 10 km;
  2. Criar a ligação pedonal e ciclável entre o Parque Urbano Sara Moreira e o Parque do Verdeal;
  3. Alargar os postos de carregamento elétrico a todas as freguesias;
  4. Alargar o programa de bicicletas “Pedala” a outras freguesias, nomeadamente à freguesia de Vila das Aves.

Para Alberto Costa, “em matéria ambiental, não se consegue mudar tudo num ano ou num mandato. Estamos a alterar hábitos antigos. E a preparar novos hábitos. Não por imposição. Ou birra. Mas porque temos a responsabilidade de alterar os insustentáveis estilos de vida que nos trouxeram até aqui e porque queremos que as futuras gerações vivam melhor do que nós”.

Outro dos eixos estratégicos estabelecidos pelo candidato à Câmara de Santo Tirso é o da Transição Digital.

Caso receba um voto de confiança da população de Santo Tirso, Alberto Costa irá, entre outros projetos que constarão do compromisso eleitoral:

  1. Reforçar os equipamentos informáticos nas escolas (computadores e quadros interativos);
  2. Descentralizar os serviços municipais em todos os Espaços do Cidadão;
  3. Reforçar a rede wi-fi gratuita em equipamentos municipais e espaços públicos.

Já no que diz respeito à área do Investimento/Emprego e formação profissional, o líder da candidatura “SANTO TIRSO. CRESCEMOS LADO A LADO” assumiu claramente que “o Município quer continuar a ser uma espécie de íman de investimento privado e verdadeiro parceiro do tecido empresarial local”, razão pela qual irá avançar no próximo mandato com uma nova geração do Gabinete de Dinamização Económica – o INVEST Santo Tirso 3.0, “com um conjunto ainda mais alargado de incentivos aos novos investidores e de apoios às empresas já instaladas em Santo Tirso”.

No discurso de apresentação, Alberto Costa anunciou também, pela primeira vez, que “Santo Tirso irá acolher, na Fábrica de Santo Thyrso, o primeiro Centro de Capacitação em Competências Digitais descentralizado do País”, num investimento de cerca de dois milhões de euros.

No mandato 2021-2025, irá ainda nascer, também na Fábrica de Santo Thyrso, o primeiro polo de Ensino Superior do Município, para acolher os alunos do ISEP e da ESMAD.

Por fim, a Requalificação do Espaço Público também fará parte dos cinco eixos estratégicos para o próximo mandato, com Alberto Costa a assumir que três projetos estarão no topo das prioridades:

  1. Requalificação do espaço da Feira de Santo Tirso;
  2. Construção de um pavilhão desportivo no Vale do Leça;
  3. Execução de um Plano de Reabilitação Urbana em Vila das Aves.

“Alimentado pelo amor à minha terra, às pessoas da minha terra”, sublinhou Alberto Costa, para justificar “o mais importante passo” da sua vida política, o líder da candidatura “SANTO TIRSO. CRESCEMOS LADO A LADO” reconheceu que “tudo ficou diferente de há um ano e meio a esta parte”, com a chegada da pandemia. Ainda assim, Alberto Costa deixou a garantia de que, caso a situação de saúde pública o permita, vai fazer campanha para apresentar as suas ideias e projetos, “próximo das pessoas, no terreno e em todas as freguesias”.

“Quero fazer uma campanha pela positiva, alegre, construtiva e limpa”, concluiu o candidato à Câmara de Santo Tirso, para “demonstrar que não há melhor projeto político do que o projeto político do Partido Socialista ou melhor projeto político do que o projeto político da candidatura ‘SANTO TIRSO. CRESCEMOS LADO A LADO’”.

 

 

Share.

Comments are closed.