Alunos da OFICINA debatem a importância da família

0

Para mim o que é a família? Como me relaciono com minha família? O que estou a fazer pela família? Foi assim que arrancou o Dia de Reflexão dos alunos do 1.º ano do curso Técnico de Multimédia da OFICINA – Escola Profissional do INA. Uma iniciativa que pretende que recentrar o valor da família para cada aluno.
Todas as semanas, uma turma junta-se para durante um dia debater um tema. Este ano, o tema escolhido foi a Família. Para o professor Ricardo Barros, professor de Formação Integral e orientador do Dia de Reflexão, a escolha do tema prende-se com a necessidade de os jovens reforçarem os vínculos com a família, nomeadamente com os pais. “Percebemos que pais e filhos precisam de se reaproximar, reforçar os laços entre si. Uma relação que não é cuidada, acaba por entrar na rotina e tende a enfraquecer. Quando colocamos os jovens a pensar sobre isto, eles percebem o quão sagrada é família e o quanto precisam de pensar a sua forma de estar na família”.
Um tópico comum na reflexão dos jovens, centrou-se na natureza da relação familiar, como pais e filhos lidam com as dificuldades. Para os alunos tornou-se claro que precisam de aprofundar a responsabilidade para com o esforço dos pais. Bruna Nogueira, aluno do curso de Técnico de Multimédia, confessa que foi um dos momentos mais importantes da sua via. “Descobri que todos nós temos problemas, e que ninguém tem a vida perfeita ou que sempre quis. Mas juntos seremos capazes de ultrapassar todos estes obstáculos que, de certa maneira, nos impedem de prosseguir. A mensagem que esse dia me passou foi que juntos como uma verdadeira família somos mais fortes”.
Carla Monteiro, diretora de turma do 1.º do curso de Técnico de Multimédia, não hesita em afirmar que este Dia de Reflexão ultrapassou todas as expectativas. “Como professora há quinze anos na OFICINA, este Dia de Reflexão foi dos dias mais intensos que já tive. Os professores e a comunidade têm que perceber que educar um aluno com uma estrutura familiar sólida é diferente de educar um aluno que vive apenas com a mãe porque o pai está emigrado. Penso que todos ficamos mais conscientes disso, inclusive os próprios alunos entre si”.
A professora não tem dúvidas que o Dia de Reflexão foi uma oportunidade que a turma teve para aprofundar a relação com diretor de turma e o professor Formação Integral, na base dos afetos e no conhecimento de cada um. “Foi um dia em que o professor Ricardo Barros e eu, fomos mediadores de medos, angústias, sonhos e desejos. Um dia intenso, que não se reduziu a um simples depósito de ideias de um sujeito para o outro, mas sim o início do respeito e da compreensão entre todos. No final compreenderam a dimensão do diálogo, o valor da transformação interior e estão mobilizados a transformar as suas realidades”.

Share.

Leave A Reply