Neste Natal, a turma do 3º ano do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da OFICINA – Escola Profissional do INA, levou a cabo a missão de SONHAR, uma iniciativa em que os alunos distribuíram cabazes a pessoas sem-abrigo nas ruas do Porto.
Enquadrada no tema da Pastoral, Escolher para Sonhar, a atividade pretendeu desafiar a forma como vemos e tratamos os mais carenciados. Para além dos cabazes, os alunos puderam conhecer um pouco melhor o que levou cada uma destas pessoas àquela situação.
Renato Martins, um dos impulsionadores desta ação, sublinha a dimensão afetiva desta atividade. “Mais do que comida, o mais importante foi a relação que estabelecemos com estas pessoas. Conversamos com eles e dêmos um pouco de nós. Demonstrarmos que podemos sempre escolher e sonhar. Ou seja, escolhemos ajudar estas pessoas e estar com elas. Será que os adultos conseguem fazer isso sem preconceitos?”
Para a diretora de turma, Daniela Silva, “os alunos tomaram consciência das dificuldades daqueles que estão mesmo aqui ao nosso lado. Perceberam que é desanimador não ter alguém que se preocupe. Perceberam que todos nós podemos criar sorrisos, abdicando de algo tão trivial como uma sande, uma sopa ou um pacote de bolachas ou 20 minutos de diálogo.”