São 8h30. No portão da OFICINA – Escola Profissional do INA, os alunos do curso de do 2.º ano de Comunicação/Marketing preparam-se para mais um dia de reflexão. O tema parece simples. Pensar a relação interpessoal. Mas Inês Faria mostra-se cautelosa. “É um daqueles temas que ninguém pensa, mas que perpassa o nosso dia-a-dia”.
Todas umas semanas, uma turma da OFICINA dedica-se a pensar e a intervir na realidade social dos conselhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão. Esta semana, a dinâmica foi um pouco diferente. A turma dedicou-se ao tema da relação interpessoal, a pensar como o tipo de relação fortifica ou destrói os laços interpessoais. Para os alunos foi um momento de encontro com as suas fragilidades.
Francisco Torres sublinha que apesar do bom ambiente que se vive na escola, há sempre espaço para melhorar. “Por vezes não pensamos que algumas relações são uma “ralação”, um problema. Temos de aprender a gerir as nossas relações, seja no trabalho, na escola ou na nossa família. Penso que para isso precisamos de algumas coisas simples: verdade, transparência e autenticidade.”
Uma opinião partilhada por Joana Silva. Para a aluna da turma de Comunicação/Marketing, a escola tem permitido que os alunos desenvolvam as suas competências mais intrapessoais como a autorregulação e autoconhecimento. “O primeiro passo para uma boa relação é tentar saber quem somos, como reagimos às coisas boas e más. Sem isso, as relações estão sempre inquinadas.