“Amar Santo Tirso” com Joaquim Couto

0

Joaquim Couto foi o convidado da primeira conferência de um ciclo, organizado pela Associação “Amar Santo Tirso ” o tema foi: “Santo Tirso: uma identidade e uma marca.”

Teve início no dia 31 de Julho, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (vermelhos), a primeira de um Ciclo de Conferências organizadas pela Associação Cívica “Amar Santo Tirso”.

Esta Associação tem como propósito estimular o debate público, em prol do desenvolvimento cívico em Santo Tirso.

O orador convidado da noite foi o Dr. Joaquim Couto, actual candidato à presidência da Câmara Municipal de Santo Tirso pelo Partido Socialista, muitos foram aqueles que fizeram questão de marcar presença para o ouvir e participar na iniciativa.

O Dr. Pedro Fonseca, foi o primeiro a tomar a palavra, para agradecer não só a presença do Dr. Joaquim Couto, como a de todos os presentes na sala.

Após uma breve introdução ao tema: “Santo Tirso: Uma identidade, e uma marca.” O Dr. Joaquim Couto, refere que muitas vezes, não nos apercebemos das potencialidades que Santo Tirso tem nas mais variadas áreas, e que, a identidade da nossa terra é muito forte, sublinha ainda, que os tirsenses são muito ciosos da sua identidade.

publico

Acrescentou também, que temos um conjunto de potencialidades e valores para criar uma marca “Santo Tirso”, que consiga impulsionar a vida cívica, cultural e política, do concelho, referindo como exemplos a Misericórdia, o centro do monte padrão, o museu abade pedrosa, o mosteiro de Singeverga, as caldas da saúde o centro cultural de vila das aves e até mesmo a própria Câmara Municipal, entre outros.

O Dr. Joaquim Couto refere a importância de ouvir a população, de perceber para as reais ideias dos munícipes para o concelho, porque saber ouvir é uma virtude! O candidato refere ainda que as principais decisões públicas, passarão por grandes debates, e deverão gerar maior consenso possível, dando como exemplo, a presença de santo tirso na Área Metropolitana do Porto e na Associação de Municípios do Vale do Ave da qual santo tirso é um dos fundadores.

Para terminar, o Dr. Joaquim Couto refere os traços gerais da sua campanha: manter um relacionamento social igualitário com todos, definindo no contexto social as suas prioridades, o emprego e a acção social e mais importante, criar um diálogo social intenso, onde o objetivo principal será chegar a um consenso político comum.

Por último, o Dr. Joaquim Couto, fez questão de desmentir quem o difamou, dizendo que o mesmo, se fosse eleito iria encerrar o Hospital de Santo Tirso, pelo contrário, quem disse isso, mente. Joaquim Couto defendeu sim, que se façam os investimentos necessários, para que os serviços possam continuar a funcionar com o máximo de qualidade possível, e que a médio/ longo prazo, defende sim, a criação de um novo Centro Hospitalar para Santo Tirso.

mesa (1)

Share.

Comments are closed.