O Congresso Federativo, em Matosinhos, decorre com novas regras devido à pandemia por COVID-19 e conta com a intervenção do Secretário-Geral do PS, António Costa na Sessão de Abertura.
O XIX Congresso da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista tem lugar este sábado, 12 de setembro, das 11h00 às 18h00, no Pavilhão do Complexo Desportivo de Leça da Palmeira, em Matosinhos (Rua Margarida Ramalho, 61, 4450-337 – Leça da Palmeira).
O Congresso Federativo contará com a presença do Secretário-Geral do PS, António Costa que intervirá na Sessão de Abertura. Estão ainda confirmados os discursos de Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS, e de Luísa Salgueiro, presidente da Concelhia do PS de Matosinhos e da Câmara Municipal de Matosinhos. Na Sessão de Encerramento irá discursar o Secretário-Geral Adjunto do PS, José Luís Carneiro.
O XIX Congresso da Federação Distrital do Porto do PS é o culminar das eleições realizadas a 18 de julho. Manuel Pizarro foi reeleito presidente da maior estrutura federativa socialista do país com 70% dos votos. Os 7.600 militantes que se deslocaram às urnas elegeram ainda 628 delegados. No Congresso, este sábado, serão debatidas e votadas as Moções de Orientação Global e eleitas as novas Comissão Política Distrital, Comissão Federativa de Jurisdição e Comissão Federativa Económica e Financeira.
COVID-19: XIX Congresso Federativo com novas regras devido à pandemia
A Federação Distrital do Porto do PS teve em especial atenção a situação da pandemia por COVID-19 na organização do XIX Congresso Federativo. Seguindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde, foi estabelecido um plano para assegurar que a iniciativa decorre em segurança, evitando o risco de transmissão de coronavírus:
O uso de máscara é obrigatório, bem como a desinfeção frequente das mãos. Em vários pontos do local, será disponibilizada solução à base de álcool adequada para o efeito;
A temperatura de cada um dos participantes no Congresso será medida à entrada do Complexo Desportivo de Leça da Palmeira;
A lotação do Complexo Desportivo de Leça da Palmeira foi reduzida ao mínimo indispensável;
O distanciamento físico de 1,5 metros entre cadeiras está garantido, além de corredores de circulação que evitem ajuntamentos nos espaços envolventes à sala do Congresso. Todos os presentes devem cumprir o distanciamento físico e respeitar as normas de etiqueta respiratória;
A eleição dos Órgãos Federativos será feita estritamente por meio digital e através do telemóvel pessoal de cada um dos delegados ao Congresso, graças a um sistema online com prévia validação do número de militante por SMS. Assim, os delegados não são obrigados a estar fisicamente presentes no local do Congresso para exercer o seu direito de voto. A exceção verificar-se-á apenas para os poucos delegados que não possuem um smartphone. Nesses casos, será dado apoio técnico no local para que a votação seja efetivada;
Ao contrário do que é habitual, a entrada no local do Congresso só será permitida a delegados com direito a voto. Não haverá convidados, sejam militantes ou simpatizantes do PS e não será eleita a habitual Comissão de Honra.
Acreditação dos Órgãos de Comunicação Social à entrada do Pavilhão do Complexo Desportivo de Leça da Palmeira (Rua Margarida Ramalho, 61, 4450-337 – Leça da Palmeira).