Em Santo Tirso não vai faltar o apoio à seleção nacional no próximo dia 7 de abril
A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Federação de Andebol de Portugal levaram a efeito ontem, segunda-feira, dia 18, uma conferência de imprensa para assinatura do protocolo e apresentação do jogo Portugal-Suíça que se vai realizar em Santo Tirso no próximo dia 7 de Abril, relativo à quarta jornada do grupo 1 da fase de apuramento para o Europeu de 2014.
Na cerimónia, que serviu igualmente para a divulgação do lote de convocados para os jogos frente à Suíça, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, o vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, o vereador do Desporto, José Carlos Ferreira, o diretor da FAP, Eduardo Coelho, o selecionador nacional, Rolando Freitas, e ainda dois dos jogadores convocados – Tiago Rocha (FC Porto Vitalis) e Ricardo Pesqueira (ABC/UMinho).
O vice presidente da FAP, Augusto Silva, começou por usar da palavra para «agradecer a presença do presidente da Câmara de Santo Tirso e de todos os jornalistas» e confessar que «o Andebol tem uma dívida de gratidão para com Santo Tirso, cidade que tem profundas raízes que a ligam à modalidade. A realização do jogo Portugal-Suíça em Santo Tirso «visa atenuar essa dívida de gratidão que temos para convosco». O vice-presidente da FAP assegurou ainda que «a escolha de Santo Tirso não foi por acaso mas por ser uma cidade com tradição no Andebol e, simultaneamente, por ter uma infraestrutura fantástica que é o pavilhão onde o jogo se vai disputar e onde acreditamos «poder abrir uma porta para a qualificação para o Europeu de 2014. Estou certo que o apoio dos adeptos vai conseguir dar corpo ao nosso sonho».
Por sua vez o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes começou por saudar todos os presentes, reafirmando a «satisfação por Santo Tirso poder vir a ser mais uma vez a capital do Andebol» e assegurar que «nós é que agradecemos a escolha de Santo Tirso para palco deste jogo. Santo Tirso está muito bem localizado pelo que temos excelentes condições de proximidade que permitem que o público afeto à modalidade residente nestas localidades possa deslocar-se até ao Municipal de Santo Tirso para presenciar este jogo». Castro Fernandes garantiu que «a equipa vai sentir-se em casa», até porque, relevou, «a modalidade do andebol tem aqui muitos praticantes e adeptos».
Depois de assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Federação de Andebol de Portugal, seguiu-se o anúncio da lista dos 18 atletas convocados por Rolando Freitas, que pode ser consultada na lista que anexamos.
O selecionador nacional, Rolando Freitas, agradeceu a «recetividade que tem vindo a ser notória em todo o processo de acolhimento em Santo Tirso», reforçando o sentimento de satisfação de toda a comitiva «quando soube que ia disputar em Santo Tirso este importante jogo frente à Suíça». Rolando Freitas fez alusão «às excelentes condições do pavilhão, que permitem à comitiva nacional desenvolver da melhor forma o seu trabalho com vista ao jogo com a Suíça».
O selecionador nacional, Rolando Freitas, e os jogadores Tiago Rocha e Ricardo Pesqueira ficaram depois à disposição dos jornalistas para responder às questões colocadas. Destacamos aqui algumas dessas declarações:
«Houve muitos elogios na sequência do nosso jogo com a Macedónia mas não nos podemos esquecer que ‘não há’ jogo com a Macedónia se, antes, não houver dois jogos e duas vitórias frente à Suíça. O nosso objetivo para este duplo confronto coma Suíça é vencer os dois jogos». (Rolando Freitas, selecionador nacional)
«Já estou habituado a ter de medir forças com jogadores de porte físico elevado como os suiços. Temos de defender muito bem neste pavilhão, um pavilhão que a generalidade dos jogadores tão bem conhece já que foi a casa do FCP durante duas épocas. Estou convicto que o pavilhão vai encher-se de público para nos apoiar. (Tiago Rocha, jogador)
«Jogámos com a Suíça no Torneio no Qatar mas, obviamente, que são jogos diferentes. Na altura verificamos que se trata de uma seleção com jogadores de alto poder físico, com excelentes rematadores da linha dos nove metros. Desta vez não será uma seleção muito diferente e a nossa defesa assumirá um papel importantíssimo». (Ricardo Pesqueira, jogador)
LISTA DE CONVOCADOS:
Cipa | N.º | NOME | P.E. | CLUBE |
70791 1 HUGO FIGUEIRA GR SPORTING CP 98231 2 HUGO LAURENTINO GR FC PORTO 101730 3 CARLOS CARNEIRO 1ªL SL BENFICA 122888 4 TIAGO PEREIRA 1ªL SL BENFICA 146483 5 WILSON DAVYES 1ªL FC PORTO 143990 6 GILBERTO DUARTE 1ªL FC PORTO 136396 7 FÁBIO MAGALHÃES 1ªL SPORTING CP 86042 8 ÁLVARO RODRIGUES 1ªL SL BENFICA 88959 9 DARIO ANDRADE 2ªL SL BENFICA 88264 10 PEDRO SOLHA 2ªL SPORTING CP 108262 11 JOSÉ COSTA 2ªL SL BENFICA 104677 12 TIAGO ROCHA 2ªL FC PORTO 131743 13 RICARDO PESQUEIRA 2ªL ABC BRAGA 166490 14 JOÃO FERRAZ 1ªL FC PORTO 113669 15 CLAUDIO PEDROSO 1ªL SL BENFICA 103417 16 PEDRO SPINOLA 1ªL FC PORTO 91152 17 DAVID TAVARES 2ªL SL BENFICA 108981 18 RICARDO MOREIRA 2ªL FC PORTO