A associação “ASAS”, levou a efeito sexta-feira 19 de abril pelas 20 horas, em santo tirso, o já habitual jantar anual de angariação de fundos, para esta estimada instituição de solidariedade social santo tirso/trofa, tinha como título «DAR ASAS À VIDA».
Participaram no evento cerca de mil convidados, associados, e beneméritos da instituição, entre os quais salientamos, a presença do governo na pessoa de Ana Venâncio, em representação do secretário de estado (Marco António), Paulo Ferreira um tirsense, esteve em representação da segurança social, Andreia Neto (deputada na assembleia da republica), os presidentes das camaras municipais de Santo Tirso e da Trofa, Marco de Camillis e Telma Pinto, entre outros ilustres convidados, como os candidatos a presidente da camara municipal de santo tirso, Joaquim Couto (PS) e Alírio Canceles (PSD).
Devemos salientar que, várias foram as personalidades de dimensão nacional presentes, das mais diversas áreas, desde a política, ao entretenimento que, se quiseram associar à realidade desta associação que é a «ASAS». Foram várias as mensagens de apoio e incentivo recebidas, nas quais, diversas personalidades fizeram chegar até à associação, o seu apoio e solidariedade. O evento teve a abrir uma canção com (alegria), superiormente interpretada pela colaboradora da associação «Ângela».
Presenciamos um ambiente saudável, onde, todos deixaram à entrada as divergências edeológicas e políticas, colaborando decisivamente para o êxito desta iniciativa.
Num evento desta dimensão, não podiam faltar os discursos de ocasião, tendo os mesmos, pertencido à presidente da» ASAS» Helena Oliveira, Joana Lima presidente da camara municipal da trofa, Castro Fernandes presidente da camara municipal de santo tirso e Ana Venâncio, em representação de Marco António (sec. de estado da segurança social.
Ana Venâncio anunciou que, teria acabado de aprovar um apoio financeiro à instituição, apesar das dificuldades.
Helena Oliveira salientou a aquisição do primeiro apartamento, para reintegração de jovens, este, tem lugar no concelho da trofa.
Enquanto o jantar decorria, ouvimos a presidente da «ASAS» que nos disse: este jantar vem na sequência de outros já realizados anteriormente, intitulado «DAR ASAS À VIDA». Apesar das dificuldades, a solidariedade não tem limites, por isso, é bem visível a apetência na sociedade civil pela nossa instituição, mas, nós não podemos esquecer a grande importância da segurança social, pois, é ela que tem tutelado a integração e acompanhamento dos jovens.
É com eventos como este que, a «ASAS» tenta fazer face às dificuldades, uma vez que a tutela, não tem possibilidade para cobrir na totalidade as despesas, por isso, é com eventos como este, que tentamos fazer face ás nossas dificuldades.
A «ASAS» multiplica-se em vários domínios, sobre tudo na área social, desde a infância até aos idosos. Já possuímos um centro comunitário na trofa, temos também, mais sete valências, centros de acolhimento de crianças e jovens em risco, e também a parte social, na qual em santo tirso cobrimos já 20% e na trofa cerca de 17%, para além do apoio parental que são «OS CAVACOS», para mim são das valências mais importantes, pois, aquelas, fazem o acompanhamento de crianças e jovens em risco em casa, apoiando e reeducando os pais, isto será o ideal para que todos continuem no seu seio familiar.
Nós desde sempre tivemos a nossa capacidade coberta, pois, quem tutela isto é a segurança social, nós temos um limite que, lamentavelmente está sempre lutado, neste momento temos 50 crianças connosco.
Ao longo dos anos nós temos sobrevivido, devido à boa vontade dos nossos amigos, que quantas vezes não querem ver o seu nome publicado, também a organização de jantares anuais como este, mas também, contamos com tantas outras colaborações. Estas foram as palavras da presidente da «ASAS» Helena Oliveira.