Manuais escolares representam cerca de 90% do stock
Criado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em 2015, o Banco de Livros conta já com mais de seis mil exemplares para levantamento gratuito. Situado na central de camionagem, o espaço tem como objetivo a partilha de livros e, em particular, a ajuda às famílias na aquisição de manuais escolares.
São atualmente mais de seis mil os exemplares gratuitos disponíveis no Banco de Livros, na maioria, cerca de 90%, são manuais escolares. Criado em 2015 pela Câmara Municipal de Santo Tirso, este espaço tem como principal objetivo apoiar os jovens e as famílias na aquisição de manuais escolares, de forma a reduzir os encargos familiares através da troca de livros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, estes números traduzem o sucesso da iniciativa. “Um ano depois de implementado, podemos dizer que o Banco de Livros funciona em pleno, com um stock muito considerável de exemplares”, refere.
“É com agrado que temos registado uma grande adesão por parte da população. O nosso objetivo é, naturalmente, que este número possa crescer e que este Banco possa servir cada vez mais utilizadores” , explica Joaquim Couto.
O número de exemplares disponíveis vai variando ao longo de todo o ano, sendo que, particularmente durante o período de verão, a procura e a entrega são maiores. Este banco recebe manuais escolares usados e disponibiliza-os, gratuitamente, a quem deles necessite, sem obrigatoriedade de dádiva ou devolução.
Mas o Banco de Livros funciona também para outro tipo de publicações, nomeadamente livros infantis, juvenis, revistas, informativos, romances, e catecismos. Para os entregar, desde que estejam em bom estado, basta dirigir-se à Central de Camionagem de Santo Tirso, ou pode ainda fazê-lo via CTT, que tratarão de os encaminhar para o Banco de Livros.
O Banco de Livros de Santo Tirso está associado ao Movimento Nacional Pela Reutilização de Livros Escolares, que promove a recolha e partilha gratuitas em todo o país, assente na máxima de que reutilizar é ainda melhor do que reciclar.