No ano em que comemoram 35 anos de carreira, os GNR têm regresso marcado à Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. A banda de Rui Reininho atua no grande auditório do espaço cultural famalicense a 19 de março e é um dos principais destaques da programação do próximo mês.
“Afectivamente” é o nome do espetáculo que traz os GNR de volta a Famalicão. Um formato mais intimista e acústico, onde o baixo elétrico dá lugar ao baixo acústico, a guitarra elétrica passa as cordas ao violino, os teclados rendem-se ao piano e onde os clássicos do Grupo Novo Rock soam de forma bem diferente.
Um concerto imperdível para os amantes da banda nortenha, que atuaram em Famalicão em setembro de 2014, no anfiteatro do Parque da Devesa, mas cujo último concerto na Casa das Artes remonta ao ano de 2012.
Mas o mês de março do espaço cultural famalicense traz mais espetáculos em agenda. É o caso da estreia da peça “Onde o Frio se Demora”, em cena no grande auditório de 3 a 5 de março, naquela que é a primeira aventura da jornalista do Público Ana Cristina Pereira na escrita para teatro. Com encenação de Luísa Pinto, interpretação de Margarida Carvalho e música ao vivo do guitarrista Peixe, “Onde o Frio se Demora” é uma coprodução da Narrativensaio e da Casa das Artes e resulta de conversas longas e sem filtros tidas com três mulheres residentes na Área Metropolitana do Porto.“Três mulheres de diferentes idades, de diferentes estratos sociais, com diferentes graus de instrução, na intimidade das suas casas, nas suas cozinhas, a falar sobre a vida, a de cada uma delas”.
Ainda no teatro, destaque para duas peças da companhia Baú dos Segredos: “É Urgente o Amor”, nos dias 17 e 18 de março, e “Um Clarão nas Estrelas”, em cena a 23 e 24 de março.
Na música há ainda a referir dois momentos. Primeiro, o concerto de Valter Lobo, a 12 de março, no café-concerto. Acompanhado por Jorge Moura, nas guitarras e teclados, e Tiago Borges, no feliscorne, o cantautor apresenta em Famalicão os temas do novo disco, “Mediterrâneo”, com lançamento previsto para os próximos meses. Também no café-concerto, mas no dia 19, Pedro Carneiro apresenta o espetáculo “Travelling Sounds”, um projeto de originais que mistura a música clássica, com a música eletrónica, Pop, Rock e o Chillout.
O cinema continua a ser também uma das grandes apostas do espaço cultural famalicense. “O Caso Spotlight”, “O Renascido”, “Zootrópolis” e “Que Horas Ela Volta?” são algumas das propostas cinematográficas para este mês de março.
De referir ainda que a partir do dia 5 o Foyer da Casa das Artes recebe a exposição de pintura “Impressões Urbanas &…”. Uma mostra da autoria de Helena Romão, patente até 30 de abril.
Recorde-se que para os portadores do Cartão Quadrilátero Cultural, e em alguns casos para estudantes, o preço dos espetáculos na Casa das Artes reduz para metade.