Biblioteca Municipal foi palco de concerto em memória das vítimas da pandemia

0

Violoncelista Marc Coppey e alunos internacionais
da fundação Franz Schubert interpretaram obras clássicas

A Biblioteca Municipal de Santo Tirso foi palco de um concerto de homenagem às vítimas da Covid-19, que contou com as atuações de Marc Coppey, um dos mais prestigiados violoncelistas do mundo, e de jovens músicos portugueses e espanhóis.

O concerto foi promovido pela Fundação Franz Schubert, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, e culminou três dias de uma masterclass de violoncelo orientada por Marc Coppey, na Quinta de Santa Cristina, em Santo Tirso, onde a instituição está sediada.

Perante um auditório na sua lotação máxima, tendo em conta as restrições impostas pela pandemia, os jovens violoncelistas oriundos de Portugal e Espanha interpretaram obras de David Popper, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms e Franz Schubert.

O concerto terminou com a interpretação de “Elegia”, composta por Gabriel Fauré, que contou com Marc Coppey como solista, acompanhado por seis dos seus alunos, todos eles estudantes nalgumas das mais conceituadas escolas europeias de música.

Artista residente da Casa da Música em 2021, Marc Coppey é um dos principais violoncelistas da atualidade e as suas gravações têm sido aclamadas pela crítica internacional, tocando num raro violoncelo do construtor veneziano Matteo Goffrillet, de 1711.

O violoncelista francês vem a Portugal frequentemente. “A primeira vez foi, há muitos anos, para atuar com Maria João Pires e, agora, sempre que posso, visito Santo Tirso e toda esta região”, revelou.

Um dos motivos da presença assídua em Santo Tirso é o convite da Fundação Franz Schubert, que se repete desde há cerca de cinco anos, para a orientação de masterclasses de violoncelo. “Vou a muitos locais no mundo, mas este é muito especial e precioso. A harmonia facilita a conexão entre os alunos e é muito bonito ver numerosos estudantes que conheci aqui adolescentes e agora são jovens adultos a estudar nas melhores escolas de música da Europa, nomeadamente em Madrid, Paris, Berlim e Londres”, sublinhou Marc Coppey.

Na abertura do concerto, a presidente da Fundação Franz Schubert, Maria Teresa de Macedo, agradeceu publicamente o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, que esteve representada pelo vereador José Pedro Machado.

Share.

Comments are closed.