Bombeiros famalicenses aumentam capacidade de resposta

0

As três corporações de bombeiros do concelho de Vila Nova de Famalicão – Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros Voluntários de Riba de Ave – vão passar a ter mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), aumentando assim a sua capacidade para acorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

A proposta para a constituição de uma terceira EIP em cada uma das três corporações foi aprovada na última reunião do executivo municipal.

Recorde-se que estas equipas, criadas em 2009, asseguram o cumprimento das missões que, no âmbito do sistema de Proteção Civil, estão cometidas aos corpos de bombeiros, garantindo em permanência o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, o socorro em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidentes graves, entre outras funções.

Para além da aprovação da constituição de uma nova EIP em cada corporação, o executivo municipal aprovou ainda a concessão de um conjunto de apoios financeiros fundamentais para assegurar respostas de socorro eficazes, permanentes e céleres junto das populações.

É o caso da atribuição dos habituais apoios financeiros trimestrais às corporações de bombeiros do concelho (22 500 mil euros para cada corporação) e ao núcleo de Ribeirão da Cruz Vermelha (10 500 mil euros) e do apoio semestral para o funcionamento das EIP, no valor de 20 mil euros para cada corporação.

Famalicão adere à Rede de Autarquias para a Igualdade

O executivo municipal aprovou, na passada quinta, 9 de fevereiro, a adesão do município de Vila Nova de Famalicão à Rede de Autarquias para a Igualdade, criada com o objetivo de promover a integração do princípio da Igualdade entre Mulheres e Homens e de medidas promotoras da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nas políticas locais setoriais.

Refira-se que esta rede é promovida pela Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, em parceria com os municípios de Aljezur, Amadora, Cascais, Loulé, Mangualde, Odemira, Palmela, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Gaia, e o Centre For Gender and Equality da Universidade de Adger, na Noruega. O projeto é financiado pelo EEA GRANTS no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG.

A Rede de Autarquias para a Igualdade assume-se como uma medida estratégica no âmbito da implementação de inovações organizacionais de gestão nas Autarquias, assente na dinamização de atividades que privilegiem a reflexão conjunta, a identificação de boas práticas já existentes e a produção de recomendações e/ou a criação de medidas de ação positiva inovadoras e passiveis de serem incorporadas por outras autarquias.

Share.

Comments are closed.